You are currently viewing Prefeitura promove segunda edição do ‘Sabadão da Saúde’ com foco na multivacinação

Prefeitura promove segunda edição do ‘Sabadão da Saúde’ com foco na multivacinação

Prefeitura promove segunda edição do ‘Sabadão da Saúde’ com foco na multivacinação

A população manauara terá acesso a um conjunto de serviços de saúde durante oito horas ininterruptas neste sábado, (23), em mais uma edição do Sabadão da Saúde, estratégia criada pela Prefeitura de Manaus para aumentar a cobertura vacinal nas crianças, estimular a vacinação de idosos e profissionais de saúde e fortalecer as ações de promoção da saúde da mulher.

Anúncios

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) manterá em funcionamento 48 unidades básicas, das 8h às 16h. Além das vacinas que fazem parte do calendário básico para as crianças de 2 meses a menores de 14 anos, ofertarão os imunizantes para a proteção contra Covid-19, influenza (para idosos e trabalhadores da saúde) e sarampo (para trabalhadores da saúde) e exame preventivo do câncer de colo do útero, que deve ser realizado prioritariamente por mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos.

Algumas das unidades também irão realizar mamografia para as mulheres de 50 a 69 anos, consultas e dispensação de medicamentos. Os locais abertos para a ação e os serviços oferecidos podem ser conferidos no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, pontua que a ação foi planejada com o objetivo de permitir que as pessoas que trabalham durante a semana, possam ter a oportunidade de cuidar da saúde no sábado, quando têm um pouco mais de tempo.

“Criamos essa programação para facilitar o acesso das pessoas à nossa carteira de serviços. No último sábado conseguimos realizar 9.500 atendimentos e queremos prosseguir nesse ritmo. Além do aumento da cobertura vacinal das crianças cumprindo o Calendário Nacional de Vacinação, e da proteção contra influenza e sarampo para os públicos contemplados pela campanha neste momento, que são os idosos e os trabalhadores da saúde, vamos continuar ofertando a vacina contra a Covid-19 e outros serviços para melhorar nossos índices no Previne Brasil”, destaca.

Vacinação

A vacinação contra a Covid-19, que faz parte da maior campanha de vacinação já desenvolvida pela Prefeitura de Manaus, prossegue para as crianças de 5 a 11 anos, nos cinco pontos estruturados para o atendimento deste público. Os pontos funcionarão no Studio 5 Centro de Convenções e Parque da Criança, localizados na zona Sul, Sesi-Clube do Trabalhador, no Sesi, e sambódromo, na zona Oeste, que funcionarão das 9h às 16h. O shopping Via Norte, zona Norte, também vai ofertar o imunizante para as crianças no horário das 10h às 16h.

Para a população adulta, a vacinação contra o vírus Sarcs-Cov-2 (primeira, segunda, terceira e quarta doses, esta última, para pessoas com alto grau de imunossupressão), será disponibilizada em 25 unidades de saúde da rede municipal que podem ser conferidas pelo link (bit.ly/localvacinacovid19 ). Além destas estações, os três pontos estratégicos que funcionam no Sambódromo, na zona Oeste, Studio 5, na zona Sul, e shopping Phelippe Daou, na zona Norte, também ofertarão os imunizantes das 9h até às 16h.

O titular da Semsa orienta pais e responsáveis sobre a importância de ampliar a cobertura vacinal na capital amazonense principalmente junto às crianças menores de um ano de idade que estão com o calendário vacinal em atraso.

“Nossa maior preocupação é vacinar as crianças que ainda não estão protegidas com a Pentavalente, que a criança precisa receber aos dois meses e o imunizante contra a poliomielite, que deve ser aplicada quando tem nove meses. Tanto o sarampo quanto a paralisia infantil, são doenças que estão ameaçando o desenvolvimento infantil na região Norte e precisamos impedir que isso aconteça. Por isso a Prefeitura de Manaus está criando todas as condições para favorecer essa proteção”, frisou.

Deixe um comentário