Você está visualizando atualmente Prefeitura realiza operação ‘Carga Pesada’ para fiscalizar carretas irregulares

Prefeitura realiza operação ‘Carga Pesada’ para fiscalizar carretas irregulares

Prefeitura realiza operação ‘Carga Pesada’ para fiscalizar carretas irregulares

Falta de equipamentos obrigatórios, pneus sem condições de uso e veículos sem licenciamento circulando pelas vias foram algumas das infrações encontradas durante a operação “Carga Pesada”, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), em que mais de 30 carretas foram conduzidas ao parqueamento por estarem irregulares, na tarde desta quinta-feira, (2), em frente ao Comando Geral da Aeronáutica, na avenida Rodrigo Otávio, zona Sul.

“O prefeito David Almeida está atento à questão da segurança na circulação dos veículos de carga pesada. Estamos fiscalizando esses carros, para garantir mais segurança viária, além de apoiar o Detran-AM nessas fiscalizações, para reforçar o cumprimento às normas de segurança exigidas para o transporte de carga”, anunciou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Segundo o diretor do Núcleo Especial de Operações de Trânsito (Neot) do Detran-AM, Vitor Mansur, a parceria com a Prefeitura de Manaus, durante as operações, será intensificada, para combater a circulação de veículos, que estão irregulares e sem condições de trafegabilidade.

“Algumas carretas foram autuadas porque apresentavam irregularidades como falta de equipamentos obrigatórios, para garantir a segurança no transporte da carga; péssimas condições de manutenção ou estavam com documentos vencidos. Não aceitamos que veículos com tantas ilegalidades circulem nas ruas da cidade e, dessa forma, provoquem acidentes”, afirmou.

Desde 2013, a Prefeitura de Manaus regulamentou a circulação de veículos pesados na cidade, foi implantada a Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), que proíbe a circulação de veículos pesados na área central da capital e institui horários de tráfego em outras vias da cidade.

Vias do Centro que veículos pesados são proibidos de circular

Avenidas Leonardo Malcher, Floriano Peixoto, 7 de Setembro, Joaquim Nabuco (trecho entre as ruas Quintino Bocaiúva e Dos Andradas), Lourenço da Silva Braga e Floriano Peixoto. Nas ruas Luiz Antony, Governador Vitório, Tamandaré, Marquês de Santa Cruz, Dos Andradas, Quintino Bocaiúva.

Vias com horários regulamentados para o tráfego de veículos pesados

Avenida Constantino Nery e Djalma Batista, das 6h às 9h e 17h às 20h, sendo proibida a circulação de veículos acima de oito toneladas. Das 9h às 17h é proibida a circulação de veículos acima de 16 toneladas.

Na avenida Maceió, das 6h às 20h, é proibida a circulação de veículos acima de 16 toneladas.

Na avenida Mário Ypiranga Monteiro, de 6h às 9h, é proibida a circulação de veículos acima de oito toneladas e das 9h às 20, proibida a circulação de veículos acima de 16 toneladas.

No caso da avenida Umberto Calderaro Filho, entre 6h e 17h, é proibida a circulação de veículos acima de 16 toneladas, e de 17h às 20h, é proibida a circulação de veículos acima de oito toneladas.

Vias com circulação livre entre 20h e 6h

O IMMU informa que as avenidas Rodrigo Otávio, Efigênio Sales e Max Teixeira estão regulamentadas para os veículos pesados em circulação para o lado direito da via.

Os agentes realizam diariamente a fiscalização e o monitoramento nessas avenidas, para coibir as infrações e garantir a segurança aos motoristas e pedestres.

Deixe um comentário