You are currently viewing Prefeitura ultrapassa marca de 700 mil doses de reforço aplicadas em Manaus

Prefeitura ultrapassa marca de 700 mil doses de reforço aplicadas em Manaus

Prefeitura ultrapassa marca de 700 mil doses de reforço aplicadas em Manaus

A Prefeitura de Manaus segue avançando na imunização da população contra a Covid-19 e comemora por ter ultrapassado a marca de 700 mil doses de reforço aplicadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na cidade. Também conhecida como terceira dose, ela é essencial para manter os níveis de anticorpos contra a doença após o usuário ter completado o ciclo vacinal com as duas doses iniciais.

Anúncios

O Vacinômetro municipal aponta, até as 10h desta segunda-feira, (16), que um total de 703.409 doses de reforço foram aplicadas em Manaus. O número foi alcançado devido às 1.638 doses aplicadas na sexta-feira, (13), e 2.074, no sábado, (14).

“A terceira dose tem uma importância baseada em estudos científicos, que identificaram uma queda nos níveis de anticorpos da vacina contra a Covid-19 após determinado período. Essa dose extra vem justamente para elevar esses anticorpos novamente, então sua aplicação é fundamental para manter a população protegida”, explicou o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho.

Preconizada em nota técnica do Ministério da Saúde, a dose de reforço começou a ser aplicada pela Semsa no dia 15 de setembro de 2021. Atualmente, ela pode ser tomada por todas as pessoas com 18 anos ou mais, e por adolescentes de 12 a 17 anos que possuam alto grau de imunossupressão.

Djalma explica que os adolescentes imunossuprimidos devem ter tomado a segunda dose há pelo menos dois meses, e adultos imunossuprimidos, há pelo menos 28 dias. Segundo o secretário, já em relação à população de 18 a 59 anos, o intervalo é de quatro meses ou mais, e para os idosos a partir de 60 anos, três meses ou mais.

“Não é porque o cenário epidemiológico da pandemia está tranquilo que nós podemos baixar a guarda. Já está comprovado que a vacinação foi a principal estratégia para mudar o cenário da Covid-19 não só em Manaus, mas em todo o mundo. Então convido todos a procurar o posto de vacina mais próximo e proteger não só a si mesmos, mas também às pessoas que vivem perto de você”, orientou Djalma.

A lista com os endereços, horários e vacinas disponíveis nos pontos de vacinação pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou direto no link bit.ly/localvacinacovid19. As informações também estão disponíveis nas redes sociais da secretaria (Semsa Manaus no Facebook, e @semsamanaus no Instagram).

Atrasados

O secretário municipal de Saúde chama atenção que 680.154 pessoas já passaram do intervalo para tomar a terceira dose e ainda não buscaram o reforço, até a manhã desta segunda-feira. Para receber o imunizante, basta apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacina.

“Estamos muito felizes por mais essa marca atingida na Campanha de Vacinação contra a Covid-19, mas o trabalho de convencimento e sensibilização da população continua. Ainda é grande o número de pessoas com as doses em atraso, e precisamos que esse público procure as equipes de vacinação para atualizar seu cartão”, alertou Djalma.

O gestor também orientou que as pessoas que têm dúvidas se estão ou não dentro do prazo para tomar a 3ª dose podem fazer a consulta na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br).

Deixe um comentário