Você está visualizando atualmente Presidente da Câmara lidera pesquisa para Prefeitura de Anamã

Presidente da Câmara lidera pesquisa para Prefeitura de Anamã

Presidente da Câmara lidera pesquisa para Prefeitura de Anamã

A presidente da Câmara Municipal de Anamã, vereadora Jéssica Conegundes (Republicanos), lidera a pesquisa eleitoral desenvolvida pelo Instituto Perspectiva Mercado e Opinião para a Prefeitura do município, divulgada na última quinta-feira (3). A estimativa leva em consideração que a cidade tem 8.653 eleitores e que 6.465 compareceram nas últimas eleições de 2022.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os candidatos aos eleitores, Jéssica tem 31,1% de votos válidos com estimativa de votos em 2.012. Conforme os dados, a parlamentar tem preferência de votos entre o público feminino, com 33%. Da amostra, 29% dos homens votam na presidente da Câmara. Em relação à faixa etária, as pessoas entre 35 e 44 anos e com ensino médio (completo ou incompleto) preferem votar na vereadora.

Dentro de um cenário em que seja preciso escolher entre duas opções de candidatos, Jéssica Conegundes também aparece à frente de sua adversária com 31,1% dos eleitores considerando votar na parlamentar como primeira opção nas Eleições de 2024.

No segundo lugar da pesquisa estimulada do Instituto Perspectiva está Kátia Dantas com 27,7% com estimativa de votos em 1.791. Kátia já foi primeira dama do município e é esposa do ex-prefeito, Jecimar Pinheiro(MDB), que teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e recebeu multa de R$ 236 mil por diversas irregularidades nas contas da prefeitura.

A decisão contribuiu para que Jecimar fosse inserido como ficha-suja no TCE, que é um dos critérios para que Justiça Eleitoral barre candidaturas futuras conforme a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010).

Com a possibilidade de ser vetado pela Justiça, o ex-prefeito inseriu a esposa na disputa eleitoral. Porém, as lembranças negativas dos servidores municipais da sua gestão e ilicitude na administração pública contribuem para que Kátia tenha o segundo maior número de rejeição em um cenário que o eleitor precise escolher entre duas opções. Em comparação à Jéssica, o índice é de 51%.

Gestão aprovada

O prefeito de Anamã, Chico do Belo (UB) teve a gestão aprovada por 50,1% dos 200 entrevistados na pesquisa, ou seja, mais da metade dos questionados validam a administração atual.

Em relação às candidatas, 93% dos entrevistados que aprovam Chico do Belo escolhem Jéssica Conegundes como primeira opção para assumir a prefeitura do município.

A pesquisa do Instituto Perspectiva foi realizada no dia 2 de agosto e foram entrevistados 200 eleitores de Anamã. A margem de erro é de 6,9%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.

Pesquisa Completa

Deixe um comentário