Programa vai unificar dados de todas as UBSs do país

Programa vai unificar dados de todas as UBSs do país

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM) inicia nas próximas semanas uma campanha para estimular a adesão de todo o estado ao Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde do Ministério da Saúde. A meta é que todas as Unidades Básicas de Saúde estejam conectadas à Internet até o final de 2018, facilitando o acesso aos dados do cidadão e permitindo qualificar a assistência prestada à população.

O Ministério da Saúde já está credenciando as empresas que irão fornecer a estrutura e soluções necessárias para informatizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país. Com o programa, será possível verificar online como estão sendo investidos os recursos na saúde do brasileiro e, desta forma, planejar e avaliar melhor as políticas de saúde.

“Avaliamos que o programa do Ministério da Saúde é revolucionário, pois teremos todos os dados de atendimento do paciente, como prescrição de medicamentos, exames e consultas que ficarão registrados nacionalmente e poderão ser consultados em qualquer Unidade Básica de Saúde do país”, comentou o presidente do COSEMS-AM, Januário Neto.

A adesão ao sistema eletrônico traz benefícios na qualificação do atendimento, evitando repetição de exames e encaminhamentos desnecessários, além do maior controle do gasto público. De acordo com um estudo do Banco Mundial, o funcionamento desse processo pode gerar uma economia da ordem de R$ 22 bilhões por ano aos cofres públicos.

“Nossa equipe de técnicos do COSEMS-AM já está a disposição de todas as 62 secretarias municipais de saúde do Amazonas para esclarecer todas as dúvidas sobre a adesão ao novo sistema do Ministério da Saúde”, informou Januário Neto.

Deixe um comentário