Propostas para interiorização da Saúde são debatidas por secretários municipais

Propostas para interiorização da Saúde são debatidas por secretários municipais

Propostas para interiorização da Saúde são debatidas por secretários municipais

Secretários municipais de Saúde de todo o Amazonas estão reunidos para discutir propostas para a interiorização da Saúde no Estado. Eles participam do 7º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, evento coordenado pelo Conselho de Secretário Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM) que se estende até a próxima quinta-feira (30/05), no município de Presidente Figueiredo.

Anúncios

O desafio dos secretários é traçar propostas exequíveis para descentralizar o atendimento à população amazonense. Hoje, os serviços públicos estão concentrados na capital, Manaus, o que obriga o cidadão do interior a sair de seu município em busca de exames e tratamentos de saúde.

“O problema da centralização da Saúde na capital vai além da questão operacional. Isso vira um problema social, quando a população interiorana é obrigada a migrar para Manaus em busca de atendimento”, considera o presidente do COSEMS-AM, Januário Neto.

De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, o Governo do Amazonas já está desenvolvendo algumas ações visando a interiorização da Saúde no Estado. “Recentemente, por exemplo, assinamos um Termo de Cooperação no âmbito do Planifica SUS para implementar metodologias de interação entre a atenção básica e atenção especializada na região do Baixo Amazonas. A meta é estender a experiência para todo o Estado”, adiantou Rodrigo Tobias.

“A Saúde no Amazonas não é só Manaus, também temos que dar condições no interior. Fazer esse movimento de descentralização e interiorização, fazer o sentido inverso do fluxo da vida. Serviços de saúde precisam ir de encontro às pessoas e não as pessoas irem a Manaus em busca da manutenção de suas vidas”, completou o secretário.

Leia mais AQUI!

Deixe um comentário