Você está visualizando atualmente Provas do concurso da Guarda Municipal de Manaus acontecem neste domingo

Provas do concurso da Guarda Municipal de Manaus acontecem neste domingo

Provas do concurso da Guarda Municipal de Manaus acontecem neste domingo

prefeitura realiza, a partir das 13h (hora local) deste domingo (18), a primeira etapa do concurso da Guarda Municipal de Manaus (GGM), com a aplicação das provas objetiva e de redação, em 47 locais, distribuídos por todas as zonas da cidade. O certame teve 24.320 inscritos, que estarão disputando as 200 vagas oferecidas, sendo 190 para ampla concorrência e dez para Pessoas com Deficiência (PcDs).

Os aprovados e classificados deverão passar por um curso de formação para ingresso na carreira de Guarda Municipal de Manaus. Para isso, terão direito a uma bolsa-auxílio no valor correspondente a 50% do valor da remuneração inicial do cargo, correspondendo a R$ 1.344,89. O pagamento do auxílio está previsto na Lei n.º   3.275, sancionada pelo prefeito David Almeida e publicada na edição n.º 5.766 do Diário Oficial do Município (DOM), da última sexta-feira, 16/2.

Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), desde 2021, a Guarda Municipal passou a ser considerada órgão de Segurança Pública do Estado, por meio de emenda complementar que alterou a Constituição do Estado do Amazonas.

Neste sábado, 17, muitos candidatos aproveitaram para reforçar os conhecimentos adquiridos durante a preparação. Pelo menos 1,5 mil pessoas participaram de um “intensivão” no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul da cidade. Durante 10h, eles acompanharam a revisão do conteúdo indicado no edital do concurso.

O corregedor-adjunto da GMM, Murilo Oliveira, destacou os investimentos da gestão para modernizar a corporação. “Hoje, nós temos fardamento, armamento, viaturas novas. Isso mostra a sensibilidade do prefeito David Almeida com a segurança pública em nosso município”.

Giordano Júnior é servidor público estadual. Ele contou que se sentiu motivado a concorrer a uma das vagas para ingressar na Guarda Municipal, não só pela nova realidade do órgão, mas, também, pela possibilidade de progressão na carreira. “A estruturação da carreira, que a gestão atual possibilitou, as melhorias, tudo isso é um atrativo para nós”, disse.

A dona de casa Jéssica Santos, de 32 anos, resolveu fazer o concurso, porque sempre foi um sonho que alimentou. “Esse é o primeiro concurso que faço e estou preparada para concretizar esse sonho, que é pertencer à Guarda Municipal”, comentou.

Aos 31 anos, Sara Rebeca chegou a trabalhar como agente de portaria e disse ter se identificado com a área de segurança. “Atualmente, estava trabalhando como diarista e soube da abertura desse concurso. Me inscrevi porque vejo na Guarda Municipal uma oportunidade de dar melhores condições de vida para os meus filhos, além de dar exemplo para eles. Gosto da área, quero continuar e crescer”, apontou. 

As provas

A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 12h45. As provas terão início pontualmente às 13h e terão 4h30 de duração. Os candidatos deverão apresentar documento de identidade, com foto, e o Cartão de Convocação para a prova, disponível no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) por meio do link: https://concursos.ibfc.org.br/informacoes/440/.

Não será permitido, nos locais de prova, o uso de óculos escuros, boné, chapéu, gorro, lenço, qualquer tipo de arma ou objetos similares. Além disso, os candidatos não poderão fazer uso, ou portar, ainda que desligados, telefone celular, relógio, controle de alarme de carro, pen drive, fone de ouvido, calculadora, notebook, iPod, tablet, gravador, ponto eletrônico, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo ou qualquer outro equipamento eletrônico.

Após essa etapa, os candidatos passarão por Teste de Aptidão Física, Exames Médicos, Avaliação Psicológica e Curso de Formação, totalizando cinco etapas.

Confira aqui os locais de realização das provas.

Deixe um comentário