Ramos cada vez mais distante da presidência da Câmara
Marcelo Ramos (PL) já havia afirmado que pretende concorrer à presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro do ano que vem, e vinha trabalhando próximo a Rodrigo Maia (DEM-RJ), para conseguir ser o próximo a sucedê-lo. Porém, ao que tudo indica Ramos está cada vez mais distante do cargo, pois Maia já possui alguns favoritos para ocupar seu lugar em 2021.
Marcelo é deputado federal de primeira viagem e ganhou destaque rapidamente ao assumir a presidência de duas importantes comissões. A da Previdência e a da Prisão em Segunda Instância.
Segundo uma matéria divulgada pelo Correio Braziliense, Rodrigo Maia tem costurado um acordo, de forma silenciosa, para alguns possíveis nomes a sua sucessão. O parlamentar tem se reunido com partidos de centro e de esquerda, visando enfraquecer a candidatura de Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Líderes partidários afirmam que nos encontros, Maia tem apresentado os nomes de Baleia Rossi (MDB-SP), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Marcos Pereira (Republicanos-SP). Presidente do PSL, o deputado Luciano Bivar (PE) também chegou a ser cogitado por Maia, mas o nome do integrante do antigo partido de Bolsonaro enfrenta fortes resistências.
Até o momento, o líder do MDB, Baleia Rossi, é apontado com certo favoritismo. Isso porque o emedebista teria uma melhor aceitação de integrantes das bancadas da esquerda, como PDT, PCdoB, PSol e PSB.