Você está visualizando atualmente Renovação do IPI para fábricas de refrigerantes da ZFM garante empregos no AM, explica Deputado Pablo

Renovação do IPI para fábricas de refrigerantes da ZFM garante empregos no AM, explica Deputado Pablo

Renovação do IPI para fábricas de refrigerantes da ZFM garante empregos no AM, explica Deputado Pablo

O presidente Jair Bolsonaro publicou hoje no Diário Oficial da União o decreto que torna permanente o benefício fiscal de 8% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as fábricas de refrigerante instaladas na Zona Franca de Manaus.

O benefício consiste numa devolução feita pelo governo às empresas do setor em crédito pelo pagamento de IPI. Com o novo decreto, a taxa de 8% se tornará definitiva, passando a vigorar daqui a quatro meses.

A decisão foi comemorada pelo deputado federal do Amazonas, Delegado Pablo. No mês passado, o parlamentar apresentou ao governo Federal um relatório que mostrava os impactos econômicos e sociais no Amazonas, caso os benefícios do IPI fossem retirados das fábricas de refrigerantes em Manaus.

Em reunião com o vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão, Delegado Pablo argumentou que o governo Federal deveria manter os incentivos às fábricas de concentrados, como a Coca-Cola/Recofarma e Ambev, instaladas em Manaus.

De acordo com o deputado, os incentivos garantem empregos em Manaus e no interior do Estado, como Presidente Figueiredo e Maués, onde são cultivados o guaraná e a cana de açúcar usados nos refrigerantes.

“Com o novo decreto, as fabricas têm segurança para continuar atuando em Manaus, gerando empregos e desenvolvimento industrial para o Estado”, acrescentou Pablo.

Na reunião com o vice-presidente estava o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes (ABIR), Alexandre Horta. Ele ressalta que se nada fosse feito até o dia 30 de novembro, o atual decreto perderia a validade.

“Se o benefício não fosse renovado até o final de novembro, as fábricas de concentrados em Manaus corriam o risco de fechar as portas e se mudar para o sudeste do País”, destacou Alexandre Horta.

Na sessão de hoje na Câmara dos Deputados, Delegado Pablo usou a tribuna para explicar para todo Brasil a importância que as fábricas de concentrados têm para a preservação da Amazônia.

“Para preservar o meio ambiente é preciso garantir empregos para as famílias do Amazonas. O decreto assinado pelo presidente Bolsonaro é um estímulo à produção industrial e à preservação da Amazônia”, concluiu o deputado.

Deixe um comentário