Você está visualizando atualmente Ricardo Salles anuncia para fevereiro a criação da secretaria da Amazônia em Manaus

Ricardo Salles anuncia para fevereiro a criação da secretaria da Amazônia em Manaus

Ricardo Salles anuncia para fevereiro a criação da secretaria da Amazônia em Manaus

 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou hoje (8) ao Valor Econômico, a criação da Secretaria da Amazônia com sede na capital amazonense.

De acordo com o ministro existe um acordo com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), para a conceder um local para a estrutura da nova secretaria e que as questões mais burocráticas já estão sendo analisadas.

“A ideia é instituirmos um escritório, uma representação permanente do Ministério do Meio Ambiente no coração da Amazônia, que é Manaus (…) Mas aí precisa ver a questão da burocracia. Se é mais fácil a gente fazer uma subdivisão daquelas secretarias que já existem, ter um braço delas lá. Ou criar uma própria para ficar lá com essa missão de preservação específica só da Amazônia”, disse.

Segundo o ministro, o novo órgão será criado no próximo mês e haverá transferência de funcionários de Brasília e contratação em Manaus.

“Vamos ver qual é o volume necessário de pessoal, quem quer ir daqui e se tiver gente nova daqui que queira ir para lá também (…) É o sonho de todo ambientalista estar lá na Amazônia, viver aquilo no dia a dia, um negócio mais tangível mesmo”, afirmou Salles.

A secretaria irá cuidar da bioeconomia, do ecoturismo e da implementação de outros pontos como o pagamento por serviços ambientais a proprietários de terra e a exploração da economia da Amazônia, além de ajudar a melhorar a imagem do pais no exterior.

“Se der certo a agenda da bioeconomia, a imagem melhora. Mas o objetivo não é de imagem. O objetivo é de dar oportunidade, que não se soube dar em administrações passadas, de desenvolvimento para o resto da Amazônia nessas áreas, de biodiversidade, bioeconomia ecoturismo. Isso é fundamental”.

Sobre o ponto que trata de pagamento de serviços, o ministro foi questionado sobre a polêmica que envolveu esse tipo de pagamento para produtores rurais, uma vez que possibilitaria o aumento do desmatamento.

“Não só produtores, mas gente que tem propriedades com reservas extrativistas ou locais ali que têm ecoturismo e que podem receber um recurso por pagamentos por serviços ambientais [por parte] do governo e de entidades estrangeiras que queiram participar, ser patrocinadoras dessa conservação”, explicou.

O ministro informou que o governo já tem sido procurado por representantes das indústrias farmacêutica e de cosméticos interessados em investir na região. “Mas não é um ambiente convidativo. Fazer pesquisa é difícil, registrar patente é difícil, então nós precisamos facilitar isso tudo”, finalizou o Ricardo Salles.

 

*Com informações do Valor Econômico e BNC

Deixe um comentário