You are currently viewing Roberto Cidade lembra leis em favor das mulheres amazonenses

Roberto Cidade lembra leis em favor das mulheres amazonenses

Roberto Cidade lembra leis em favor das mulheres amazonenses

No Dia Internacional da Mulher, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), destaca que cinco Leis de sua autoria voltadas à valorização e defesa das mulheres amazonenses já estão em vigência no Estado. Segundo o parlamentar, seu mandato tem um olhar atento às pautas femininas.

Anúncios

“Meu mandato sempre teve e terá a sensibilidade de ouvir e trabalhar em prol das demandas das mulheres que, infelizmente, por ter uma representatividade menor do que os homens na política, muitas vezes fica em segundo plano. Os Projetos e as Leis já aprovadas são provas do meu respeito, carinho e admiração às mulheres amazonenses, que, sem dúvida nenhuma, são guerreiras e determinadas”, afirmou.

Entre as Leis de Cidade aprovadas está a de nº 5.332/2020, que garante às mulheres vítimas e violência doméstica o atendimento por policiais do sexo feminino em delegacias do Estado.

“É uma Lei que promove respeito e dignidade às mulheres que estão sofrendo com violência. Ir a uma delegacia após sofrer agressões já é motivo de vergonha, imagine chegar lá e ser atendida por um homem?”, observou.

Além desta, outras quatro Leis do presidente da Aleam foram sancionadas em prol das mulheres. A Lei nº 5.509/2021 criou no Amazonas o selo “Mulheres Seguras, Local Protegido” no intuito de reconhecer e valorizar os estabelecimentos comerciais que têm um atendimento diferenciado às mulheres e capacitado para identificar situações abusivas; a Lei nº 5.247/2020, que dispõe sobre a divulgação do crime de importunação sexual nos transportes públicos, e, também, a Lei nº 5.532/2021, que criou o Código Sinal Vermelho, no qual a mulher em situação de violência escreve um “x” na palma da mão como forma de pedir socorro, Lei da qual é co-autor.

Mulher indígena

Aprovada em junho do ano passado, a Lei nº 5.492 de autoria de Roberto Cidade, estabeleceu o 5 de setembro como o Dia da Mulher Indígena.

Sessão Especial

Para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, o presidente Roberto Cidade, ao lado das deputadas Therezinha Ruiz (PSDB) e Joana Darc (PL), e do deputado Sinésio Campos (PT), preside nesta terça-feira (8), uma Sessão Especial no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas.

 

Deixe um comentário