Roberto Cidade pede realização do diagnóstico de mieloma múltiplo na rede pública

Roberto Cidade pede realização do diagnóstico de mieloma múltiplo na rede pública

Roberto Cidade pede realização do diagnóstico de mieloma múltiplo na rede pública

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), apresentou Projeto de Lei (PL) para que o Governo do Amazonas realize exame de diagnóstico de mieloma múltiplo, aos usuários da rede pública de Saúde.

Anúncios

De acordo com a propositura, ficará a cargo da Secretaria de Estado da Saúde  (SES) o exame, de forma gratuita, a toda população amazonense e será assegurada prioridade na realização de biópsia da medula óssea ao paciente diagnosticado com mieloma múltiplo.

“É uma doença que evolui de forma lenta, mas algumas vezes contraria o prognóstico e pode e evoluir de forma agressiva. Por isso a necessidade de um diagnóstico precoce. O custo para a realização do exame preliminar é pequeno se comparado ao benefício que resulta para o sistema público de saúde. Desta maneira, a realização de exames de rotina para um diagnóstico preciso pode contribuir para bons resultados tanto para o paciente quanto para o próprio sistema público de saúde”, destacou o Roberto Cidade.

A doença

O mieloma é um tipo de câncer das células brancas, responsáveis pela produção de anticorpos na medula óssea. É uma doença que acomete basicamente idosos e pode desencadear dano ósseo, alteração do cálcio sanguíneo, anemia, infecções e dano renal, além de afetar os ossos da coluna.

De acordo com a International Agency for Reserach on Cancer (IARC), a doença atinge quase 7,6 mil novos casos a cada ano no Brasil. A elevação registrada na longev

Deixe um comentário