Você está visualizando atualmente Sacolas plásticas estão proibidas em Manaus, a partir desta quinta-feira

Sacolas plásticas estão proibidas em Manaus, a partir desta quinta-feira

Sacolas plásticas estão proibidas em Manaus, a partir desta quinta-feira

A venda ou a distribuição gratuita de sacolas plásticas estão proibidas a partir desta quinta-feira (20) nos estabelecimentos comerciais de Manaus. Será mantida apenas a gratuidade do fornecimento de sacolas biodegradáveis. Há ainda opção de o consumidor adquirir as retornáveis.

O prazo foi estabelecido na Lei nº 2.799/21, sancionada em 13 de outubro de 2021, que definiu a data limita de adaptação do comércio. A norma alterou o artigo 1º da Lei nº 485, de 7 de maio de 2021 para definir o prazo final.

A medida valerá apenas para redes de supermercados ou estabelecimentos que possuem mais de 2 mil metros quadrados de área construída. As próprias empresas devem cumprir a norma. A lei não define nenhum órgão público municipal como responsável pela fiscalização.

Outro prazo definido na lei é o dia 20 de outubro de 2023. A partir dessa data ficarão proibidas a distribuição e a venda de sacolas plásticas de qualquer espécie, inclusive as biodegradáveis. Será permitida apenas a distribuição gratuita de sacolas retornáveis.

São exceções à norma as embalagens próprias de produtos e as usadas para mercadorias a granel, como alimentos vendidos a quilo e pesados na hora.

Leia na íntegra a Lei Municipal nº 2.799/21 abaixo:

Fonte: Amazonas Atual

Deixe um comentário