Você está visualizando atualmente Secretaria de saúde do AM vai monitorar pessoas que tiveram contato com paciente com sintomas ‘sugestivos’ de varíola dos macacos

Secretaria de saúde do AM vai monitorar pessoas que tiveram contato com paciente com sintomas ‘sugestivos’ de varíola dos macacos

Secretaria de saúde do AM vai monitorar pessoas que tiveram contato com paciente com sintomas ‘sugestivos’ de varíola dos macacos

A Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) vai monitorar pessoas que tiveram contato com o paciente que apresenta sintomas ‘sugestivos’ de Monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. Desde sexta-feira (1º), a SES está investigando o caso.

O paciente é jovem e sem comorbidades e o diagnóstico clínico compatível com a doença foi feito pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). No entanto, ainda não há resultado conclusivo para a doença e o caso segue em investigação.

Neste domingo (3), a secretaria disse que o paciente encontra-se estável, se recuperando em domicílio, e em isolamento. Ainda em nota, o órgão disse que foram realizadas coletas de exames pelo Laboratório Central do Estado para diagnóstico e conclusão da investigação.

Também foram adotadas medidas de contenção, como monitoramento dos contatos domiciliares, assim como será realizado o rastreio de outros contactantes para monitoramento.

As amostras coletadas pelo Laboratório Central serão encaminhadas para detecção do genoma viral e, ainda, para a realização dos exames no laboratório de referência nacional para os estados da Região Norte.

Fonte: G1 Amazonas

Deixe um comentário