Você está visualizando atualmente Setor primário passa a ter 3% do orçamento do Amazonas

Setor primário passa a ter 3% do orçamento do Amazonas

Dia histórico para o setor primário do Amazonas. Foi votada e aprovada, nesta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) número 05/2017, que aumenta de 0,69% para 3% da receita liquida do Estado para investimentos no setor primário. A PEC  é de autoria do deputado estadual Sidney Leite.

Com a proposta, o valor de orçamento para o setor sai de R$ 96,198 milhões para R$ 346,985 milhões para investimentos, consolidando assim o interior do Amazonas que terá como esse valor para o setor primário a alternativa ideal para desenvolvimento do Estado.

De acordo como deputado estadual Sidney Leite, a proposta é mudar o quadro atual da economia amazonense. “Com este modelo, teremos um avanço no programa de mecanização do produtor, seja na pecuária, no cultivo de peixe ou com a adoção da tecnologia. Isto sem falar na geração de riqueza para o interior e também na possibilidade da realização de um concurso público para os órgãos”, garantiu o parlamentar.

Também, presente na votação, o titular da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), José Aparecido, destacou que o orçamento era muito curto e que não atendia ao Estado. “O nosso orçamento era o menor da região Norte. Perdíamos até pro Amapá, pro Acre e Rondônia. Vamos fazer no agronegócio de florestas tais investimentos, zonear o plantio de grãos sabendo que teremos logística e ferramentas para desenvolver o trabalho rural em qualquer parte do Amazonas”, afirmou o secretário.

Deixe um comentário