Você está visualizando atualmente Sidney Leite diz não aceitar que Paulo Guedes desconsidere AM como parte do Brasil

Sidney Leite diz não aceitar que Paulo Guedes desconsidere AM como parte do Brasil

Sidney Leite diz não aceitar que Paulo Guedes desconsidere AM como parte do Brasil

O deputado federal Sidney Leite (PSD) afirmou que a bancada do Amazonas não vai aceitar, passivamente, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, não considere o Amazonas como parte do Brasil. E, que, tanto de forma individual, quanto em grupo, os deputados do Amazonas vão lutar diuturnamente para que o modelo econômico da região não seja extinto, como planeja o ministro.

Durante entrevista a jornalistas da Globonews na noite de quarta-feira (17), Guedes deixou claro que não precisa mexer na Zona Franca de Manaus, basta reduzir a zero todo os impostos, como o II (Imposto de Importação) e o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado).

“Se isso acontecer, acaba com a Zona Franca. Isso mostra falta de compromisso com o nosso Estado e, deixa evidente sua intenção de extinguir de vez o modelo econômico. Não vamos permitir. Vamos lutar, em grupo e também nas comissões às quais participamos como membros, na defesa do nosso Polo Industrial”, disse Leite.

Nas palavras de Guedes durante a entrevista, ele afirma que o Brasil não pode ficar “ferrado” por conta da Zona Franca e da manutenção das vantagens comparativas que o polo tem, amparadas na Constituição Federal. “Quer dizer que o Brasil não pode ser eficiente?”, questionou o ministro ao ser inquirido sobre a ZFM pelos jornalistas.

A declaração de Paulo Guedes traz à superfície que as promessas feitas pelo governo federal, de manter o modelo e não oferecer nenhuma ameaça, não passam de falácias e que, na verdade, está em curso um projeto de desmonte do Polo Industrial de Manaus. “O papel do poder público e do ministro, como responsável pela economia brasileira, é de criar oportunidades e, não acabar com empregos. E, se o que ministro planeja para o Amazonas acontecer, vai prejudicar o Estado e todo o país”, analisou o deputado.

Criada há 52 anos para alavancar a economia do interior do país, a Zona Franca emprega, diretamente, quase 90 mil trabalhadores num parque fabril de cerca de 400 empresas e, em 2018, fechou o ano com um faturamento de R$ 85 bilhões.

Deixe um comentário