Você está visualizando atualmente Sidney Leite vai acionar órgãos de controle para que apurem gestão irregular de presidente da Afeam

Sidney Leite vai acionar órgãos de controle para que apurem gestão irregular de presidente da Afeam

O deputado estadual Sidney Leite (PSD) prepara representações aos Ministérios Públicos de Contas (MPC), Federal (MPF) e do Estado (MPE) para que investiguem a medida do atual Governo do Amazonas em manter no cargo de diretora-presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Iolane Machado.

Ela foi indicada ao cargo pelo governador Amazonino Mendes (PDT) em março deste ano, sendo eleita em assembleia geral do órgão. Mas, como a entidade é uma agência de crédito, tem que se adequar às regras impostas pelo Banco Central e, portanto, qualquer dirigente da instituição tem que ter o nome avalisado pelo banco. O que não aconteceu com Iolane. Mesmo tendo seu nome vetado duas vezes pelo Banco Central, o governo do Estado a manteve na estrutura da Afeam, onde Iolane atua livremente como se diretora-presidente da instituição fosse, de direito.

Oficialmente, ela não assina nada, mas nos bastidores da Afeam e do governo atua como gestora do órgão. “Isso põe a Afeam sob risco. Porque quem está dirigindo o órgão não contempla as exigências das recomendações do Banco Central, principalmente quando conduz uma dispensa de licitação para digitalização de documentos num valor de R$ 10 milhões. Como uma pessoa recebe um salário, tem carro alugado e toda uma estrutura, se tem o nome vetado para exercer aquela função. Então, no minimo, o governador e essa senhora estão cometendo crime de improbidade administrativa”, questionou Sidney Leite.

O parlamentar acrescentou que também vai oficiar ao Banco Central para saber porque o nome de Iolane foi vetado e o porquê de a decisão do órgão máximo das agências de crédito não ter sido respeitada. Segundo ele, não dá para brincar com coisa séria. “O governador (Amazonino Mendes) acha que o Estado é um apêndice dele, um puxadinho do Tarumã, e não é. E nós, deputados, não podemos abrir mão de fiscalizar e cobrar transparência para o zelo do dinheiro público”, finalizou.

Deixe um comentário