Você está visualizando atualmente TCE-AM faz simulação de evacuação de emergência e salvamento

TCE-AM faz simulação de evacuação de emergência e salvamento

TCE-AM faz simulação de evacuação de emergência e salvamento

Na manhã desta sexta-feira (04), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por Coordenação da Brigada de Emergência da Diretoria de Assistência Militar (Diam), realizou um simulado de evacuação na Corte de Contas. Só foram avisados do treinamento alguns setores estratégicos do TCE.

As equipes da Diam e os brigadistas do Tribunal estavam a postos para garantir a segurança de todos para que fosse feito o treinamento de forma segura.

“Realizamos um treinamento, o mais próximo da realidade, com focos controlados e fumaça, para que os servidores estejam cientes das rotas de fuga e dos procedimentos que devem ser adotados no caso de sinistros. Além disso, a simulação, inclusive com acionamento do Corpo de Bombeiros, é determinante para alinhar os métodos de atendimento adotados pelos servidores brigadistas do TCE-AM. A simulação não foi avisada aos servidores e transcorreu dentro do esperado, sem nenhum intercorrência”, afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.  

Com o objetivo de preparar os brigadistas para situações de incêndio, a atividade é a última etapa prática da preparação de Brigadas de Emergência do TCE-AM. Além disso, a simulação também contribui para o planejamento de ações da Coordenação junto ao Corpo de Bombeiros do Amazonas, que foi avisado e orientou a atividade.

Conforme o cronograma da Coordenação de Brigada de Emergência haverá uma nova simulação ainda neste semestre.

Protocolos estabelecidos 

Com cenários de risco e até a simulação de um servidor acidentado no sinistro, a atividade visa capacitar para uma ação eficiente em situações reais de emergência para que técnicas e recomendações sejam postas em prática pelos servidores para o aprimoramento da segurança de todos no órgão.

Sobre o curso

No dia 16 de junho, a Coordenação da Brigada de Emergência concluiu o curso de Brigada de Incêndio deste ano oferecido em parceria com a Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM).

Ao longo do curso foram repassados aos servidores da Corte conhecimentos sobre prevenção e combate a incêndio, noção básica de primeiros socorros e socorro às vítimas. Com 36 alunos formados, o curso teve 12 horas de aula teórica e 4 horas de aula prática, totalizando carga horária de 16 horas.

Deixe um comentário