Você está visualizando atualmente TCE inaugura sistema mais sofisticado do Datacenter após sumiço de 16,5 mil processos

TCE inaugura sistema mais sofisticado do Datacenter após sumiço de 16,5 mil processos

O Tribunal de Contas Estado do Amazonas (TCE-AM) inaugurou, nesta quinta-feira (4), um sistema eletrônico mais seguro e sofisticado após dois anos do sumiço de processos eletrônicos que deram entrada no TCE em 2015. Desde então, não há indícios do que ou quem possa ter causado o prejuízo ao órgão.

O novo sistema, Datacenter foi inaugurado às 10h, pela presidente da Corte, conselheira Yara Lins dos Santos. Conta com moderno sistema de segurança, câmeras de monitoramento e sistema contra incêndio. Além de um gerador de energia próprio.

A capacidade de armazenamento de dados do Tribunal duplicará com os novos equipamentos, permitindo melhor execução dos 56 sistemas internos e externos da Corte de Contas.

Invasão do Sistema

Em 2017, mais de 15 mil processos do Datacenter que deram entrada no ano de 2015, foram perdidos misteriosamente. À época, Ari Moutinho, quem presidia a corte, não soube relatar se o problema foi provocado por invasão de hackers ou se houve sabotagem por parte dos funcionários.

O desaparecimento ocorreu no dia 25 de Agosto de 2017, dois dias antes da realização do segundo turno da eleição suplementar ao Governo do Estado. Houve recuperação da maior parte dos dados.

 

Deixe um comentário