Você está visualizando atualmente Thomé Neto vence adversários em todos os cenários para a Prefeitura de Autazes, diz Pesquisa Pontual

Thomé Neto vence adversários em todos os cenários para a Prefeitura de Autazes, diz Pesquisa Pontual

Thomé Neto vence adversários em todos os cenários para a Prefeitura de Autazes, diz Pesquisa Pontual

Uma pesquisa eleitoral do Instituto Pontual para a disputa à Prefeitura de Autazes mostra uma possível vitória do ex-vereador Thomé Neto (Progressistas) em todos os cenários da espontânea e estimulada. Com nível de confiança de 95%, o levantamento entrevistou 380 pessoas do município, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, e apresenta uma margem de erro de 5%.

No cenário da espontânea, quando não é apresentado aos eleitores uma opção de escolha, Thomé Neto foi o mais citado entre os pré-candidatos ao Poder Executivo e ficou acima até de quem nem sequer disputará o pleito.

Sampaio, que deve recorrer novamente na Justiça para tentar concorrer às eleições em outubro, foi lançado pré-candidato pelo atual prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (União Brasil), que cumpre seu segundo mandato consecutivo e não pode mais se reeleger. O grupo político de Cavalcante aposta em Wanderlan Sampaio como sucessor dele na Prefeitura.

Ainda pelo cenário da espontânea, a pesquisa do Instituto Pontual aponta uma diferença de 17,3 pontos percentuais de Thomé Neto sobre Wanderlan Sampaio quando se refere à preferência dos eleitores para o Poder Executivo de Autazes. Neto lidera disparado as intenções de voto, com 40,5%, enquanto Sampaio fica com 23,2%.

Na sequência, os demais pré-candidatos nem alcançaram 1% da escolha dos eleitores. Neste caso, Baixinho, Cacau, Caranguejo, Josivan Pinheiro e Marcelo estão empatados com 0,3%.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, que mostra para as pessoas entrevistadas as opções de pré-candidatos à Prefeitura de Autazes, novamente o ex-vereador Thomé Neto lidera com folga em relação aos adversários de eleições em todos os cinco cenários montados pelo Instituto Pontual.

No cenário 1, em que enfrentaria somente Wanderlan Sampaio na disputa do pleito, Neto tem 53,4% das intenções de voto contra 34/2% do ex-prefeito do município. Nesta hipótese, o índice de decisão dos eleitores sobre a escolha do futuro prefeito de Autazes é de 78,7%.

Já no cenário 2, Thomé Neto apresenta 59,5% da preferência do eleitorado na briga isolada com Wanderlan Baixinho, que tem 28,9%. Neste caso, a confiança dos entrevistados na decisão tomada é de 79,5%.

Pelo cenário 3, o ex-parlamentar venceria também com facilidade o rival Josivan, que tem 21,6% das intenções de voto. Uma porcentagem bem inferior ao primeiro colocado, Thomé Neto, com 63,7% e tendo índice de decisão dos eleitores em 78,9%.

Pelo cenário 4, Neto derrotaria com 62,1% da preferência do eleitorado a disputa pelo Poder Executivo contra Naylê Costa, que tem 23,7%. Nesta conjuntura, 80% dos eleitores estão certos sobre a escolha do prefeito.

E por último, no cenário 5, Thomé Neto ficaria em 1º lugar e eleito à Prefeitura de Autazes com 63,2% das intenções de voto, enquanto Dani Sampaio nem ameaçaria, com 23,4% do eleitorado, o favoritismo do ex-vereador. Nesta situação, 82,6% estariam decididos sobre a opção por Neto como prefeito da cidade.

Ainda pela estimulada, no cruzamento entre eleitores da zona rural e a sede [município de Autazes], Thomé Neto [40,6%] fica empatado tecnicamente com Wanderlan Sampaio [45,3%] na localidade rural se considerar a margem de erro de 5% da pesquisa. Mas na sede, Neto derrota, com 56% da preferência, Sampaio, que fica com 32%.

Acompanhe alguns quadros da pesquisa:

Segunda tentativa

Filho do ex-prefeito de Autazes, José Thomé Filho, falecido em 2023, Thomé Neto está concorrendo pela segunda vez à Prefeitura da “Terra do Leite”. O avô dele, José Thomé, também teve carreira no Poder Executivo Municipal e até no Legislativo, como deputado estadual por quatro mandatos.

Em 2012, Thomé Neto ingressou na vida pública ao ser eleito vereador com uma votação histórica para o município. Em seguida, garantiu a reeleição em 2016 com um novo recorde de votos antes de se lançar pela primeira vez candidato à prefeitura de Autazes, em 2020, quando ficou em 2º colocado ao perder para Andreson Cavalcante. 

A pesquisa eleitoral teve registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-07117/2024, obedecendo assim a legislação vigente e cumprindo o rigor metodológico necessário para atender às resoluções específicas.

Fonte. Rede Onda Digital

Deixe um comentário