Você está visualizando atualmente TJAM realiza sessão de posse dos desembargadores Mirza Telma e Cezar Bandiera

TJAM realiza sessão de posse dos desembargadores Mirza Telma e Cezar Bandiera

TJAM realiza sessão de posse dos desembargadores Mirza Telma e Cezar Bandiera

O Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) realizou nesta sexta-feira (8), sessão solene de posse no cargo de desembargador dos juízes Mirza Telma de Oliveira Cunha e Cezar Luiz Bandiera, eleitos pelos critérios de antiguidade e merecimento, respectivamente.

Realizada de forma mista, a cerimônia foi presidida pelo presidente do Tjam, desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira por videoconferência e contou com a presença no do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual, Roberto Cidade (PV) e do presidente em exercício da Câmara dos Deputados, deputado federal, Marcelo Ramos (PL). A posse também foi transmitida pelas plataformas YouTube e Zoom.

A solenidade foi marcada pela emoção. Os novos desembargadores choraram em seus discursos e na troca de toga.

Após o discurso dos novos desembargadores, o governador Wilson Lima elogiou os magistrados por seu notório saber jurídico e falou da missão de mediar conflitos, acrescentando que “a magistratura por si é um grande desafio, em que uma decisão impacta e muda a vida dos envolvidos”. Destacou aspectos da região, da dinâmica social, que exige dos magistrados o bom senso em suas decisões.

Lima falou que, durante a situação gerada pelo novo coronavírus, o tribunal teve maturidade e capacidade de diálogo e harmonia com outros poderes, mesmo com independência. Afirmou que o Tribunal reúne desembargadores sensíveis, conhecedores da região, e que a trajetória relatada dos empossados dá garantia de segurança em suas decisões e na missão de desembargadores. “Desejo aos empossados muita sabedoria e que Deus continue iluminando suas trajetórias, que são abençoadas”, disse o governador.

Ao final da sessão, o presidente do Tjam, Domingos Chalub, disse não precisar de anotações para falar dos novos desembargadores: Cezar Bandiera, a quem conheceu na área de fronteira (Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte), e Mirza Telma, em Novo Airão, nos tempos em que atuava como advogado, profissão que exerceu durante quase 30 anos até ser eleito desembargador.

“Todos muito dedicados e observamos porque o Judiciário, com essa hibridez, faz uma verdadeira simbiose. Nos próprios discursos notamos a leveza, a ternura de um sonho de uma menina-moça desafiada a ir a Santo Antônio do Içá e que venceu, por méritos. E tivemos a oportunidade de observar a tecnologia avançada de um Cezar Bandiera que conseguiu fazer a transição da máquina de escrever para os computadores mais avançados da atualidade. Ele, na Vara de Fazenda Pública demonstrou respeito ao texto legal e constitucional e o toque humano do respeito a quem necessitava de oxigênio e cuidados médicos na pandemia”.

Chalub afirmou que o tribunal fica enriquecido com os dois novos desembargadores e, após a execução do Hino do Amazonas, encerrou a solenidade, desejando aos empossados muito sucesso, estendendo os parabéns aos seus familiares pela alegria e júbilo da nova conquista. “Agradeço aos membros do Pleno, autoridades constituídas e a todos que participaram, de forma presencial ou virtual. Muito obrigado a todos”, finalizou o presidente do TJAM.

Deixe um comentário