Você está visualizando atualmente UEA e SSP-AM abrem Curso de Formação de Oficial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

UEA e SSP-AM abrem Curso de Formação de Oficial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

UEA e SSP-AM abrem Curso de Formação de Oficial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou, na manhã desta segunda-feira (18), a abertura do Curso de Formação de Oficial (CFO) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). 

A cerimônia ocorreu na Escola Superior de Direito da UEA, localizada no bairro Centro, zona sul de Manaus.

Mais de 1,2 mil aprovados em concurso para oficiais e soldados da PMAM e CBMAM estão sendo preparados para ingressar nas forças de segurança. Deste número, 136 são alunos oficiais da PM (sendo 115 combatentes e 21 de saúde) e 53 irão integrar o quadro dos oficiais do Corpo de Bombeiros.

Durante a cerimônia, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, agradeceu o compromisso do governador Wilson Lima em investir na segurança pública do Estado. “Segurança Pública é planejamento. E o que estamos realizando hoje aqui é fruto disso. Quero agradecer ao governador Wilson Lima pela visão estratégica. E a vocês, desejo um excelente curso. E que ao final desse processo, os senhores tornem-se verdadeiros líderes comprometidos com a sociedade amazonense”, disse .

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou a nova etapa que os alunos oficiais da corporação irão viver. O mês de dezembro será o período de adaptação com instruções básicas. No próximo mês começam as disciplinas fundamentais.

“Ser policial não é só o preparo físico para enfrentar os desafios nas ruas, mas também fortalecer a mente e a postura de líder para diante dos problemas conseguir apresentar as melhores soluções para suas equipes policiais e para a instituição. Vemos aqui homens e mulheres que vão abdicar pelos próximos anos de várias horas, dias e meses para se formarem nos melhores oficiais que a PMAM terá”, destacou o coronel Klinger Paiva.

Segundo o comandante-geral do CBMAM, a capacitação dos oficiais bombeiros será dividida com disciplinas por semestres letivos, entre elas: Direito Penal e Processual Penal Militar; Gestão e Governança de Riscos e Desastre; Planejamento e Coordenação em atividades de Proteção e Defesa Civil; Emergência Envolvendo Produtos Perigosos, dentre outras.

“Nós montamos o cronograma do curso de oficiais do Corpo de Bombeiros que, agora, terá início com aulas teóricas para capacitar esses alunos, que serão, futuramente, militares integrantes do alto comando da corporação e estarão prontas para proteger e servir a sociedade amazonense”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz.

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib, parabenizou os alunos oficiais das instituições militares pelo início do CFO e do Curso de Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão. “Este é um momento de celebração e comprometimento, no qual testemunhamos a concretização de esforços coletivos em prol da educação e do aprimoramento profissional”, destacou.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, representando o governador Wilson Lima; o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva; o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleiso Muniz; o coordenador-geral de Qualidade de Ensino da Pró-reitoria de Graduação da UEA, professor doutor Raimundo Barradas; além de outras autoridades militares e civis.

Concurso Público

No início do mês de novembro, o Governo do Amazonas convocou 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública. Além dos policiais militares, o chamamento incluiu bombeiros militares, policiais civis e servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O governador destacou também que o reforço de pessoal representa um investimento do Estado de R$ 12 milhões por mês.

As medidas fazem parte do programa Amazonas Mais Seguro, lançado por Wilson Lima em julho de 2021 para levar mais segurança à população, além da melhoria da produtividade e redução dos índices criminais.

Deixe um comentário