Você está visualizando atualmente UEA inaugura Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino

UEA inaugura Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino

UEA inaugura Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, nesta sexta-feira (15), a Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae), na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA). A Uddae tem o objetivo de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem a partir da capacitação, aperfeiçoamento e qualificação docente dos cursos da ESA, realizando a integração e o desenvolvimento de diferentes estratégias educacionais.

Para cumprir seu objetivo, a Uddae está estruturada em núcleos. São eles: Laboratório de Ensino e Avaliação, Integração Curricular e de Ensino e Serviço, Planejamento Educacional, Capacitação Docente, Humanístico e Telessaúde. As atividades visam o fomento das competências pedagógicas, baseando-se no engajamento de docentes e discentes nas práticas acadêmicas e humanizadas.

Segundo o reitor da UEA, André Zogahib, a unidade recém-inaugurada cumprirá um papel importante no incentivo à pesquisa, realização de trabalhos coletivos e a implementação de políticas de saúde. “É com muita satisfação que a UEA inaugura esse espaço de usufruto de toda a Escola de Saúde. Mas também é um projeto piloto que queremos implantar nas outras unidades da capital e do interior. É um espaço lúdico e criativo, tornando-se um local transdisciplinar em que vamos dialogar com o desenvolvimento tecnológico”, disse.

A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, complementa que o conhecimento deve ser construído a partir do diálogo e da união de esforços. “A partir da inauguração deste espaço, damos um passo importante para a valorização e a capacitação dos nossos docentes”.

A coordenadora da Uddae, Adriana Taveira, afirma que o projeto coloca a UEA na vanguarda do ensino superior. “A Uddae é um projeto-piloto que permite se encaixar em qualquer área de formação porque é pensada em toda a comunidade acadêmica e tem como protagonista das ações o processo de ensino-aprendizagem na sua complexidade.”

Para evidenciar essa missão, a coordenadora pedagógica da Uddae,  Cássia Rozária Souza, explica que a formação profissional perpassa diferentes saberes, buscando a associação de saberes tecnológicos, baseados em evidência científica, e os conhecimentos tradicionais.

O diretor da ESA/UEA, Antônio Palhares, parabenizou a equipe pela inauguração. “Parabéns a todos que organizaram e promoveram as mudanças desse espaço que será usufruto de toda a nossa universidade”, disse. 

Parcerias

Integram a rede de parceiros da Uddae, a Rede Universitária de Telessaúde (Rute)/Rede Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciências e Tecnologia, coordenada pelo professor Pedro Paulo Ribeiro; e a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), coordenada pela professora Shirley Passos, envolvendo parcerias com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).

Além dessas, a Uddae conta, ainda, com atividades em cooperação com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), dentre outras.

Deixe um comentário