UEA realiza vestibular para mais de 62 mil pessoas no Amazonas
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, nesta segunda-feira (23), a aplicação das provas do Vestibular 2023, acesso 2024, para mais de 62 mil pessoas. Os portões abrirão às 12h (horário de Manaus), com fechamento às 12h50 (horário de Manaus), e o exame iniciou às 13h (horário de Manaus) com prova de conhecimentos gerais.
Nesta terça-feira (24), serão aplicadas as provas de conhecimento específico e redação. Ao todo são disponibilizadas 3.429 vagas para cursos de graduação, sendo 1.155 vagas em cursos ministrados nas unidades acadêmicas de Manaus, 2.274 vagas em cursos ministrados nas unidades do interior do estado, 210 vagas destinadas para indígenas e 691 vagas destinadas para PcD.
Segundo o reitor da UEA, André Zogahib, o sistema de segurança que a universidade está trabalhando este ano é de Israel e ele espera que nestes dois dias, as provas sejam realizadas com tranquilidade.
“Acredito que as provas aconteçam com mais tranquilidade, como foi ontem a prova do Sistema de Ingresso seriado da UEA (SIS) foi um certame extremamente tranquilo e com índice de abstenção baixíssimo de 7% apesar da chuva. E a gente espera é que o vestibular ocorra hoje, amanhã, da mesma forma. Então, não deixem de levar o cartão de confirmação, o documento de identificação com foto. Mesmo sendo digital a gente tem que mostrar a autenticidade do documento. E levar também uma caneta esferográfica pelo menos para realizar a prova com tranquilidade”, disse Zogahib que espera que as pessoas que obtiveram maior esforço consigam lograr êxito nesse certame.
Para a estudante Bruna Kelly, é a realização de um sonho prestar o vestibular e passar na UEA para Ciências Biológicas.
“É um grande sonho hoje estar vindo prestar o vestibular e me tornar uma futura bióloga. Eu ontem, prestei vestibular na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e agora vou fazer o vestibular da UEA. E eu estou confiante”, disse a estudante que presta vestibular pela primeira vez.
Já o estudante, Emanuel Marques, afirmou que embora a área escolhida por ela seja concorrida, ele disse estar preparado para conquistar uma das vagas.
“É a primeira vez que estou prestando vestibular aqui na UEA, para a área de medicina, do qual, futuramente pretendo me especializar na área de pediatria”, contou Emanuel que veio preparado com água e comida leve para se alimentar em momento de nervosismo ou quanto sentir dor de cabeça para não tirar seu foco da prova.
Durante a coletiva, André, falou a respeito das cotas da instituição, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a lei que reservava 80% das vagas para alunos que cursaram o ensino médio em escolas no Amazonas.
“A Procuradoria da UEA acompanhou todo esse processo até que ele chegasse ao STF e de pronto quando a decisão em última instância foi tomada. A Procuradoria Geral do Estado atuou também com a gente nesse processo junto com a Casa Civil, com a Secretaria de Governo e com a própria Assembleia Legislativa, em que uma comissão foi criada para que nós tenhamos condição de elaborar uma nova legislação com a própria decisão do Supremo Tribunal recomendou. Dos males o menor, o dano foi o menor possível nesse sentido foi considerado 80% inconstitucional, é verdade, mas foi considerado constitucional a cota regional. Então, isso para gente, foi uma vitória muito grande porque agora a gente pode elaborar uma nova lei dentro das condições que o STF considerar como razoáveis e a partir daí nós vamos conseguir garantir que os alunos do estado do Amazonas e considerando as nossas tipicidades e peculiaridades aqui do estado de acesso à educação, possam ter a garantia de ter de forma democrática e impessoal a entrada em uma universidade pública de qualidade”, finalizou Zogahib.
Os gabaritos das provas desta segunda-feira (23) e do dia (24) serão disponibilizadas na quarta-feira (25). A lista dos candidatos aprovados no Vestibular 2023, acesso 2024, e SIS, tem previsão de ser divulgada no dia 7 de dezembro de 2023. O edital de matrícula também será disponibilizado nesta data.