Você está visualizando atualmente Vacina contra a Covid-19: A segunda dose é indispensável

Vacina contra a Covid-19: A segunda dose é indispensável

Vacina contra a Covid-19: A segunda dose é indispensável

Manaus aplicou até o dia 11 de maio o total de 532 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 207 mil são referentes à segunda dose. Os dados mostram o avanço do trabalho na cidade com o total de doses recebidas e aplicadas, mas também a necessidade de maior engajamento de parte da população, que ainda não retornou para tomar a segunda dose.

O cidadão que tomou a vacina CoronaVac, tem que tomar a segunda dose em até 28 dias. Aqueles que tomaram a AstraZeneca, devem fazer isso em até 84 dias. Vale ressaltar que as vacinas e seus prazos foram cuidadosamente estudados e não há comprovação de eficácia apenas com uma dose ou fora desses prazos estabelecidos pelos laboratórios.

Para melhor organização do fluxo, a segunda etapa da vacinação é feita por agendamento automático. Desta forma, quem recebeu a primeira dose deve acessar o endereço eletrônico https://imuniza.manaus.am.gov.br e consultar o dia, local e hora para receber a segunda dose da vacina. A data marcada no cartão de vacina entregue na primeira dose é apenas uma referência para que o cidadão não perca seu prazo.

Aqueles que o ultrapassarem, devem se dirigir imediatamente a um dos oito postos preparados exclusivamente para a campanha de vacinação contra a Covid-19. Ao se dirigir ao posto para a segunda dose, não se esqueça de levar um documento de identificação original com foto e o CPF, além do cartão de vacina com o registro da primeira dose.

E fique atento!

Quem estiver com sintomas gripais ou com qualquer doença em sua fase aguda não deve receber a segunda dose do imunizante neste momento. A orientação é de que haja um intervalo de 30 dias entre o início dos primeiros sintomas e a busca pela segunda dose.

Também é preciso aguardar o mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e a da Influenza, cuja campanha também está em curso. Este intervalo deve ser respeitado para que uma vacina não anule os efeitos da outra.

A pandemia não acabou, mas a vacina, se tomada adequadamente, garante sintomas mais leves, em caso de contaminação, evitando-se o agravo, internações e, principalmente, o óbito. Não deixe de tomar a segunda dose. Com ela, você fica protegido e ajuda a levar esperança para todos.

 

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

conteúdo de responsabilidade do anunciante

Deixe um comentário