Você está visualizando atualmente Vacinação contra a gripe em Manaus começa no próximo dia 20

Vacinação contra a gripe em Manaus começa no próximo dia 20

Cumprindo agenda oficial em Brasília (DF), nesta sexta-feira, (15/3), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, esteve reunido com o ministro da Saúde (MS), Luiz Henrique Mandetta, que garantiu o envio do primeiro lote de vacinas contra o vírus H1N1 para a capital do Amazonas. Ao todo, serão enviadas 1 milhão de doses da vacina trivalente para todo o Estado, das quais 455.083 serão destinadas para o público-alvo da capital.

Em Manaus, a Campanha de Vacinação contra a Influenza deve ser iniciada na próxima quarta-feira, (20/3), tempo para que as vacinas passem por todos os procedimentos necessários até a distribuição nas 183 salas de vacinação da Prefeitura de Manaus e nas demais salas de vacina do Governo do Estado.

Conforme o ministro Luiz Henrique Mandetta, as vacinas contra a Influenza produzidas no Brasil obedecem a um cronograma de distribuição e são resultado da coleta feita pelo Instituto Butantan das cepas virais que afetam as diferentes regiões do país neste período.

“Temos o lote inicial que, geralmente, é destinado para Estados mais ao Sul, onde tem o frio e uma quantidade maior de idosos. Em função da agressividade do vírus e da grande concentração de casos em Manaus, conseguimos, em tempo recorde, fazer a liberação no dia de hoje (sexta-feira) para capital do Amazonas”, explicou Mandetta, que destacou a colaboração da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro (RJ), na certificação das doses liberadas.

O prefeito de Manaus afirmou estar impressionado com os conhecimentos, a afabilidade e a capacidade de trabalhar do ministro Mandetta, uma vez que foi necessário, segundo ele, uma “operação de guerra” para antecipar as vacinas para a capital amazonense, de onde também serão distribuídas pelo Governo do Estado para todo o interior do Amazonas.

Desde o início do mês de março, Prefeitura de Manaus, Governo do Estado e a bancada federal amazonense fizeram um esforço conjunto para antecipar a campanha de vacinação no Amazonas.

Deixe um comentário