Variante do novo coronavírus já está em 11 municípios do Amazonas

Variante do novo coronavírus já está em 11 municípios do Amazonas

Variante do novo coronavírus já está em 11 municípios do Amazonas

Um grupo de pesquisadores da Fiocruz que estuda a variante do coronavírus que surgiu em Manaus, concluiu que o novo vírus já circula em pelo menos 11 municípios do Amazonas, além de já ter chegado a Rondônia, São Paulo e no Reino Unido.

Anúncios

Segundo o virologista e pesquisador Felipe Naveca, a Fiocruz recebeu amostras para análise de 13 municípios do Amazonas, destes, 11 revelaram a presença da variante B1:

“Dos 13 municípios, 11 tinham amostra positiva. O interessante é que alguns municípios enviaram apenas uma amostra e nela já confirmava a nova variante”, disse em entrevista a uma emissora de TV local.

Naveca disse ainda que no estado circulam cerca de 18 linhagens diferentes do coronavírus, mas a B1 é a mais preocupante porque é a causadora de mais de 50% dos novos casos de covid-19. A mutação é mais contagiosa, perigosa e letal e tem atingido principalmente pessoas entre 29 e 60 anos. Ela seria a responsável pelo inchaço no sistema de saúde do estado.

Sobre os casos notificados recentemente em São Paulo, o virologista explica que todos se tratam de pacientes que passaram pelo Amazonas nos últimos dias e infectados, levaram o vírus consigo. Ele destaca ainda que já há casos em investigação em Rondônia e que a proximidade entre o estado e o Amazonas favorece a propagação.

O especialista aponta que a vacinação deve ser eficaz para conter o avanço da pandemia, mas o processo é demorado e por isso, a melhor proteção ainda é o uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social.

*Com dados do Portal do Holanda

Deixe um comentário