Você está visualizando atualmente Vereador Chico Preto pede prudência no debate sobrea ZFM

Vereador Chico Preto pede prudência no debate sobrea ZFM

Vereador Chico Preto pede prudência no debate sobrea ZFM

Após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) informar que estuda reduzir impostos sobre importação de produtos de tecnologia de informática – o que afeta diretamente a Zona Franca de Manaus (ZFM) -, o vereador Chico Preto (PMN) pediu prudência da bancada amazonense no Congresso Nacional, e destacou que ao invés do embate com representantes do Governo Federal, o ideal é trazer o ministro da economia, Paulo Guedes, para conhecer a realidade do Polo Industrial.

“Eu apelo para que a nossa bancada, coordenada pelo senador Omar Aziz, ao invés do confronto de palavras desnecessárias aja com inteligência e motive a equipe econômica a conhecer a realidade do Polo Industrial de Manaus e sua importância. É preciso usar inteligência estratégica para mostrar a importância da Zona Franca para o país. Somos um modelo substituidor de exportação e geramos empregos aqui”, destacou.

O parlamentar destacou, também, que é preciso que o governo fomente uma alternativa econômica à de ZFM, que tem seus incentivos encerrados em 2073. Uma das opções, segundo Chico Preto, é o investir em tecnologia, a exemplo do que tem feito a cidade de Recife (PE).

“Recife tem um porto digital e ali 330 empresas produzem soluções tecnológicas para os mais variados desafios, e o faturamento anual já beira R$ 2 bilhões. Pela primeira vez na história a arrecadação de ISS foi maior do que o repasse do ICMS feito pelo governo do estado. Prova de que a Prefeitura do Recife acreditou em novos segmentos. A prefeitura foi indutora desse desenvolvimento e é isso que precisa ser feito aqui”, afirmou.

“Nós temos 43 anos para consolidarmos novos segmentos de desenvolvimento econômico, e a questão de um polo digital, de um segmento de produção de inteligência, é algo que precisa ser fomentado”, concluiu.

Confiança no Governo

O vereador afirmou, ainda, que confia no Governo Federal e que os militares que assessoram o presidente conhecem a realidade do Amazonas.

“A Zona Franca de Manaus foi consolidada no regime militar, gostemos ou não de militares. E o atual presidente é de carreira militar e tem ao seu lado um conjunto de outros militares que tem a clara noção da importância da ZFM para o meio ambiente e como estratégia de defesa nacional”, observou.

Deixe um comentário