Você está visualizando atualmente Vereadora Jacqueline defende “Educação Financeira” em escolas de Manaus

Vereadora Jacqueline defende “Educação Financeira” em escolas de Manaus

Vereadora Jacqueline defende “Educação Financeira” em escolas de Manaus

Durante a tribuna desta segunda-feira (15), no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a vereadora professora Jacqueline (PHS), ressaltou a importância da introdução de aulas sobre “Educação Financeira”, em escolas públicas do município.

Na última sexta-feira (12), a vereadora participou, juntamente com os membros da Comissão da Mulher Advogada (OAB/AM), de uma palestra gratuita com o tema “Educação Financeira e sua Importância para Aposentadoria”, com a participação do PhD. Reinaldo Domingos – Presidente da Associação Brasileira dos Educadores Financeiros.

O assunto voltou a ser defendido pela vereadora, que informou aos representantes da Casa que a Educação Financeira já é considerada um tema obrigatório nos currículos de escolas municipais de Manaus, após a Lei de nº 1.787, apresentada por ela em novembro de 2013 e sancionada pelo Prefeito da cidade, Arthur Neto (PSDB).

De acordo com a Lei, a medida vem para suprir uma lacuna no ensino tradicional, pois de modo geral a sociedade não é capacitada, desde a infância, a lidar com o dinheiro.

“A educação financeira é fundamental para que o cidadão, desde criança, aprenda a lidar com suas finanças, durante seu cotidiano, e possa usufruir de recursos para obter uma qualidade de vida e um futuro digno, tendo em vista as mudanças que atualmente assombram a aposentadoria em todo o país”, destacou a vereadora.

As aulas de educação financeira nas escolas brasileiras fazem parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), lançada pelo governo em 2009 para elevar o nível da educação financeira brasileira.

O projeto piloto de educação financeira para alunos do Ensino Médio foi realizado entre agosto de 2010 e dezembro de 2011, período no qual o tema foi abordado de forma transversal no currículo escolar, em diversas disciplinas. Após dois anos de projeto piloto da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), concluiu-se que a educação financeira é transformadora para a vida dos alunos e de sua família.

A vereadora Jacqueline aproveitou a tribuna para parabenizar a iniciativa da Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Amazonas, Glaucia Soares, pela realização da palestra, que buscou incentivar jovens e adultos de diferentes segmentos.

Deixe um comentário