Você está visualizando atualmente Vice de Henrique Oliveira renuncia e é substituída pelo presidente do Pros

Vice de Henrique Oliveira renuncia e é substituída pelo presidente do Pros

Vice de Henrique Oliveira renuncia e é substituída pelo presidente do Pros

A ex-deputada Vera Lúcia Castelo Branco Maués (Podemos) renunciou à candidatura a vice-governadora após impugnação do Ministério Público Eleitoral do Amazonas (MPE-AM). Candidato ao governo, Herique Oliveira anunciou o nome de Edward Malta, presidente estadual do Pros, para substituí-la. A decisão foi tomada na terça-feira (30).

Vera Lúcia não apresentou a prestação de contas nas eleições de 2018, quando concorreu ao cargo de deputada estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A ausência da prestação de contas gerou multa e impossibilitou a emissão de certidão de quitação eleitoral, que levou ao pedido de indeferimento do registro de candidatura pelo MPE-AM.

No pedido, a Procuradora Regional Eleitoral, Catarina Sales Mendes de Carvalho, afirma que mesmo que a candidata regularizasse a prestação do contas, a habilitação só passaria a valer em 2023, o que impossibilitaria a quitação eleitoral e consequente aceitação do registro.

Diante da situação, em requerimento apresentado à desembargadora Carla Reis, Vera Lúcia renunciou “à disputa ao cargo eletivo, desistindo da candidatura”.

Henrique Oliveira disse que a prestação de contas de 2018 não foi apresentada porque o advogado “foi embora para os Estados Unidos e deixou de apresentar uma procuração aos autos”.

O novo candidato a vice, Edward Malta, tem 65 anos e é natural de Carauari. Tem sob análise do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), pedido de candidatura a deputado federal. Henrique Oliveira disse que já foi solicitado o novo pedido de registro, agora para vice-governador.

O Pros está em meio a disputas internas nacional, que afeta as decisões da Executiva Estadual. Apresentou ao TRE-AM duas atas de convenção. Em uma delas, apoia Henrique Oliveira. Em outra, aparece na coligação de Amazonino Mendes (Cidadania).

O TRE-AM decidiu, nesta quarta-feira (31), pela manutenção do Pros na coligação com o Podemos.

Fonte: Amazonas Atual

Deixe um comentário