Você está visualizando atualmente Vice-governador era quem comandava a pasta da Saúde afirma ex-executiva da Susam

Vice-governador era quem comandava a pasta da Saúde afirma ex-executiva da Susam

Vice-governador era quem comandava a pasta da Saúde afirma ex-executiva da Susam

Em depoimento à Polícia Federal (PF), no inquérito da Operação Sangria, que investiga o superfaturamento na compra de respiradores pulmonares pela Secretaria de Saúde do Amazonas (SES), a ex-secretária-executiva de Saúde da Capital, Dayana Mejia, disse que o vice-governador Carlos Almeida Filho (sem partido) era quem controlava a pasta da saúde no Estado. A informação consta em documento no qual foi divulgada nesta terça-feira, (20).

Nas oitivas, foi perguntado da ex-secretária quem controlava a pasta da saúde, se era o vice-governador e qual a influência dele no processo de aquisição dos respiradores com suspeita de superfaturamento.

Dayana Mejia disse que, sim, que o vice-governador controlava a pasta da saúde, mas, não soube responder a influência de Almeida no processo de aquisição dos respiradores.

Ainda durante as oitivas, foi perguntado da ex-secretária se conhecia Luciane Zuffo, proprietária da empresa Sonoar. Dayana disse que, sim, que conheceu a empresária há dois ou três anos atrás e que tinha um relacionamento profissional com Luciane, que tinha conhecimento que a empresária alugava respiradores.

Questionada sobre se teria entrado em contato com Luciane para solicitar respiradores pulmonares das marcas ‘Stellar’ e ‘Trilogy’, a ex-secretária disse que não, que foi a empresária que ligou oferecendo os produtos.

No interrogatório, foi perguntado se a ex-secretária teria direcionado a compra para a Sonoar ou se recebeu orientação para fazer a compra, de pronto, Dayana respondeu que não houve direcionamento na compra para a empresa.

Foi perguntado, ainda, da ex-secretária, qual o motivo da empresa Vineria Adega servir como intermediária na venda dos respiradores. Dayana disse que não tinha conhecimento.

Perguntada sobre qual seria a participação do ex-secretário da Saúde, Rodrigo Tobias, de Perseverando Trindade, João Paulo, Alcineide Pinheiro e Ronald Gonçalo no esquema, a ex-secretária da capital disse que não tinha conhecimento detalhado, mas, que acreditava que existia uma relação hierárquica que envolve Rodrigo Tobias (Secretária da época), Perseverando (ordenador de despesa), João Paulo (secretário-executivo), Alcineide (subordinada de João Paulo) e Ronald (vinculado ao secretário executivo João Paulo).

Sobre o marido da ex-secretária de Comunicação, Daniela Assayag, o empresário Luiz Carlos Avelino, a ex-secretária disse que o conhecia, mas, que não sabia da participação dele na venda dos respiradores.

Em relação a Gutemberg Alencar, Dayana disse que não o conhecia, que apenas ouviu, em numa reunião sobre os equipamentos, a então secretária de Saúde, Simone Papaiz, menção o nome Alencar.

Ao ser questionada sobre se tratou a respeito da aquisição dos respiradores pulmonares com o governador ou vice, a ex-secretária disse que, sim, que tratou diretamente com o governador Wilson Lima (PSC) devido ao processo de aquisição não ter caminhado e a urgência dos aparelhos por conta dos aumentos das mortes pela Covid-19.

Confira os documentos

 

Fonte: Portal O Poder

Deixe um comentário