Você está visualizando atualmente Wilson Lima consegue emplacar aliado em presidência do Podemos

Wilson Lima consegue emplacar aliado em presidência do Podemos

Wilson Lima consegue emplacar aliado em presidência do Podemos

O governador Wilson Lima (União Brasil) na busca por construir uma frente ampla de apoio da maioria dos partidos políticos no Amazonas e aumentar o poder de fogo nas eleições municipais do próximo ano. O partido Podemos passou a fazer parte da órbita do chefe do executivo estadual. Com a saída de Henrique Oliveira da direção da sigla, o novo presidente passou a ser o empresário Herval Tapajós Folhadela.

Herval Folhadela é diretor Executivo do jornal A Crítica e possui ligações diretas com pessoas muito próximas ao governador, que foi apresentador do grupo por muitos anos. O nome escolhido por Wilson, e colocado estrategicamente no cargo de presidente é mais uma forma de demonstrar a força política que tem.

Wilson Lima também amplia a zona de influência na Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde está o vereador Rodrigo Guedes (Podemos), relator da CPI da Água de Manaus. Guedes filiou-se há pouco tempo para que pudesse ajudar estrategicamente o governador no parlamento municipal.

Outros partidos

Wilson Lima tem ampliado as alianças e conquistado partidos estratégicos no estado, o que está é visto nos bastidores como uma forma de isolar o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e assim ganhar musculatura para, como fez David no ano passado, indicar o vice do prefeito nas eleições municipais de 2024.

Além do Podemos, o governador também conquistou o Progressistas (PP), de onde saiu o vice-prefeito Marcos Rotta e assumiu a presidência o atual o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Rodrigo Sá.

Em nível nacional o PP é o quarto maior partido da Câmara dos Deputados, tendo eleito 47 parlamentares em 2022, só ficando atrás de PL, PT e União Brasil, sigla de Wilson Lima. Por isso, tem acesso a um robusto fundo eleitoral e tem acesso a um bom tempo de televisão nas campanhas.

Fonte: Onda Digital

Deixe um comentário