You are currently viewing Wilson Lima dá início ao Governo Presente, programa que leva serviços do Estado para mais perto da população

Wilson Lima dá início ao Governo Presente, programa que leva serviços do Estado para mais perto da população

Wilson Lima dá início ao Governo Presente, programa que leva serviços do Estado para mais perto da população

Anúncios

Ao dar início ao programa Governo Presente, neste sábado (19), o governador Wilson Lima (União Brasil) destacou que, com a redução do número de casos e internações por Covid-19, o Estado tem segurança para realizar mutirões de cidadania e fazer com que serviços públicos cheguem com mais rapidez a quem precisa.

O Governo Presente contempla as ações do Muda Manaus e Amazonas Presente, que eram realizados pelo Estado em bairros da capital e em municípios do interior antes da pandemia do novo coronavírus.

A primeira edição é realizada na Escola Estadual Manoel Rodrigues, no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus, das 8h às 14h. São oferecidos serviços de cidadania, como emissão de documentos; de segurança; e de esporte e cultura; além de atendimentos de saúde, com realização de exames, e ações de fomento, entre outros serviços.

“Temos condições de levar esses serviços e dar oportunidade para esses cidadãos que às vezes não têm informação, às vezes não têm acesso à internet, ou trabalham durante a semana e não têm tempo de fazer. É por isso que nós estamos aqui, e a gente vai ficar até o início da tarde com esses serviços, que são fundamentais para a nossa população”, disse o governador.

Cidadania

Entre as principais ações está a oferta de emissão de cerca de 1 mil RGs por meio das secretarias de Segurança Pública (SSP-AM) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com o apoio de servidores do Departamento de Polícia Técnico-Cientifica (DPTC), da SSP-AM.

Com o serviço de segunda via do documento, o Estado atende uma demanda de moradores da Comunidade da Sharp, área de atuação do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A documentação é necessária para dar andamento às ações do programa. A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pelo Prosamin+, tira as dúvidas da população sobre o programa durante o Governo Presente.

A primeira edição do Governo Presente conta ainda com a emissão de carteiras do passe livre a estudantes, numa parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram); e das Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) é da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Legal, coordenados pela Sejusc.

Serviços de saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), levou profissionais para a aplicação de 1ª, 2ª e 3ª doses de vacina contra a Covid-19 na população a partir de 12 anos. A partir deste sábado, teve início a aplicação da 4ª dose para idosos com 70 anos ou mais.

Além de levar as filhas de 10 e 7 anos para emitir o RG, a autônoma Grace Kelly Firmino, 27, tomou a terceira dose da vacina durante o Governo Presente. “É importante porque é difícil chegar em qualquer lugar, às vezes tem muita gente, por isso é melhor aproveitar a ação”, disse.

A SES-AM também oferece, na ação, exames básicos, orientações e captação de pacientes mulheres que aguardam procedimentos cirúrgicos ginecológicos no Sistema de Regulação (Sisreg); atividades voltadas à saúde mental e orientação nutricional.

Por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), são disponibilizados profissionais do projeto RespirAR, fazendo o trabalho de orientação e conscientização, com educadores físicos e fisioterapeutas levando dicas de exercícios respiratórios.

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realiza atendimentos para serviços de veículos, CNH, bem como atividades lúdicas e ações educativas. Também são dadas orientações sobre os projetos do programa Detran Cidadão, como o “CNH Social” e o “Motociclista Legal”.

Segurança

A SSP-AM realiza escuta e acolhimento psicossocial, cadastro para viabilização de internação de dependentes químicos, entre outras atividades orientativas.

A Polícia Militar faz a exposição dos grupamentos Marte (antibombas), Rocam Motos, Companhia de Operações Especiais (COE), Batalhão de Choque, Canil e Cavalaria.

Outros serviços

A Secretaria de Assistência Social (Seas), em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), atende mulheres empreendedoras que desejam obter o Crédito Rosa, com financiamentos que variam de R$ 500 a R$ 21 mil.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) atende a população com serviços de massoterapia, tranças e penteados, corte de cabelo, barbearia, esmaltação e design de sobrancelhas.

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) faz o registro de reclamações e denúncias relacionadas a medidores de energia, postos de combustível, supermercados e hidrômetros.

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) disponibiliza equipes de fiscalização e profissionais para registrar denúncias dos consumidores da zona leste; e também faz a pesagem de produtos.

No local são realizadas atividades culturais por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que promove o incentivo à leitura com o projeto Mania de Ler e levará apresentações musicais à Escola Estadual Manoel Rodrigues.

Por meio da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e da Secretaria das Cidades e Territórios (SECT), a população pode solicitar a regularização fundiária para obtenção do título definitivo. Quem for atendido fará a atualização cadastral com coleta da documentação.

Deixe um comentário