Você está visualizando atualmente Wilson Lima destaca potencial do Amazonas na área ambiental durante abertura da Glocal Experience Amazônia

Wilson Lima destaca potencial do Amazonas na área ambiental durante abertura da Glocal Experience Amazônia

Wilson Lima destaca potencial do Amazonas na área ambiental durante abertura da Glocal Experience Amazônia

O governador Wilson Lima destacou, neste sábado (26), que o Amazonas tem apresentado ao Brasil e ao mundo o potencial que tem para se consolidar como protagonista do desenvolvimento socioambiental. A declaração foi feita durante a abertura da Glocal Experience Amazônia 2023, realizada em Manaus.

Segundo o governador, eventos como a Glocal servem para que as pessoas que não vivem a realidade local, conheçam e reconheçam o valor de um estado que possui 1,5 milhão de quilômetros quadrados, 97% de sua floresta nativa preservada, um quinto do volume total de água doce do planeta, além de abrigar 50% da população indígena de todo o território brasileiro. 

“Esse é um evento importante em que a gente chama a atenção do mundo para discutir a Amazônia do ponto de vista de quem mora na Amazônia. Algo em torno de 80% dos palestrantes que estarão aqui serão formados por pessoas que fazem parte da nossa região. A Glocal tem um conceito muito interessante, que é o de pensar globalmente as questões, mas agir localmente”, avaliou Wilson Lima.

Para o governador, só se pode intervir, elaborar projetos e políticas públicas adequadas se essa realidade for de amplo conhecimento de quem se dispõe a executar essas ações, sem esquecer do elemento humano nesse processo. “Então, a gente precisa avançar nessas políticas que são importantes para que a gente possa ter o desenvolvimento sustentável. E  o desenvolvimento sustentável só se faz quando a gente leva o mínimo de dignidade para as pessoas”, frisou.

Na ocasião, Wilson Lima apresentou projetos que o estado vem realizando em favor do desenvolvimento sustentável, como a Escola da Floresta, que vai construir unidades educacionais em  Unidades de Conservação (UCS) e que já está em implantação com a construção da primeira escola voltada à educação ambiental, sustentabilidade e saberes tradicionais, além da busca por parcerias nacionais e internacionais para projetos com foco no desenvolvimento sustentável.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), cerca de R$ 240 milhões em recursos já foram captados pelo Estado para projetos ambientais, oriundos de órgãos nacionais e internacionais desde 2019. Desse total, R$ 75 milhões, aproximadamente, só em 2023.

“É muito importante que nesses espaços dessas discussões internacionais nós tenhamos vozes. Nos últimos anos o Governo do Amazonas tem conseguido captar bastante recursos internacionais, ajudando no foco desse desenvolvimento”, disse o titular da Sema, Eduardo Taveira.

Entre os presentes na abertura, além do governador Wilson Lima, estiveram o diretor-executivo da Glocal, Rodrigo Baggio; além de secretários de Estado. 

“A maior parte dos palestrantes, das pessoas que estão aqui, é da Amazônia. Estamos trazendo a voz dos amazônidas para a Glocal para que a gente possa mostrar as boas experiências, as boas práticas, as experiências de sucesso de sustentabilidade, de bioeconomia”, destacou o diretor-executivo da Glocal, Rodrigo Baggio.

Durante a cerimônia, o empreendedor colombiano Francisco Veras, de 14 anos, ativista desde os 10 anos, quando fundou o grupo Guardianes por la Vida (Guardiões pela Vida) e o Fórum da Juventude, com 50 jovens lideranças da Amazônia, também estiveram presentes falando sobre sustentabilidade do ponto de vista dos jovens.

Deixe um comentário