Você está visualizando atualmente Wilson Lima destaca reforço em efetivo da segurança pública do Amazonas, ao visitar alunos em Curso de Formação

Wilson Lima destaca reforço em efetivo da segurança pública do Amazonas, ao visitar alunos em Curso de Formação

Wilson Lima destaca reforço em efetivo da segurança pública do Amazonas, ao visitar alunos em Curso de Formação

O governador Wilson Lima destacou, nesta segunda-feira (11), o reforço nas forças de segurança pública do Estado com a preparação de mais de  1,2 mil novos oficiais e soldados aprovados em concursos da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM). Ele visitou o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública do Estado do Amazonas (Iesp), no Distrito Industrial, zona sul de Manaus, onde estão sendo realizados, desde o dia 1º deste mês, os cursos de formação dos novos agentes de segurança pública

Participam do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e de Soldados (CFSD) cerca de 1 mil concursados da PMAM e 240 oficiais e soldados do CBMAM). 

Durante a visita, Wilson Lima ressaltou que, nesta fase, os aprovados passam por um trabalho inicial de adaptação à dinâmica da vida militar. Destacou, ainda, que o processo de formação visa reforçar a atuação das tropas das forças de segurança e aprimorar o serviço prestado pelo Governo do Estado para a população.

“A partir do dia 1º de janeiro a gente vai intensificar esses treinamentos para que a gente possa ter uma tropa cada vez mais preparada. A gente vai acompanhar isso muito de perto. No final das contas quem acaba ganhando é a população porque vamos ter a possibilidade de colocar mais agentes na rua”, ressaltou o governador.

No dia 6 de novembro, Wilson Lima convocou 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública. Além dos policiais militares, o chamamento  incluiu bombeiros militares, policiais civis e servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O governador destacou também que o reforço de pessoal representa um investimento do Estado de R$ 12 milhões por mês.

As medidas fazem parte do programa Amazonas Mais Seguro, lançado por Wilson Lima em julho de 2021 para levar mais segurança à população, além da melhoria da produtividade e redução dos índices criminais.

Formação PMAM

Do total de 1.121 chamados para ingressar na Polícia Militar, 1 mil são alunos soldados, 100 alunos oficiais combatentes e 21 alunos oficiais de saúde. Desses, iniciaram o curso 863 alunos soldados, 89 alunos oficiais e 19 alunos oficiais de saúde, somando 971. Na última quinta-feira (07/12), a PMAM convocou outros 150 remanescentes para ocuparem as vagas e ingressarem nos cursos de formação ainda este mês.

Ambos os cursos são coordenados pela Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT) da PMAM. O CFO é comandando pela Academia da Polícia Militar (APM) Coronel Neper Alencar e o CFSD pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Os oficiais terão 3 anos de curso pela frente e os soldados devem concluir um ano de curso para serem integrados às fileiras da Polícia Militar do Amazonas. 

Marconde Martins, 39, era sargento da PMAM e passou no concurso para aluno oficial. “Gostaríamos de agradecer ao governador Wilson Lima por ter tido a coragem e a iniciativa de ter realizado esse concurso. Fez o concurso, convocou e aqui estamos para sermos formados e cumprirmos o dever da Polícia Militar, que é servir e proteger”, afirmou.

Para o mês de dezembro, estão previstas nos cursos as atividades de instruções sobre Regimento Interno, Manual do Aluno, Normas Gerais de Ação (NGA), Regulamento Interno de Serviços Gerais (RISG), Treinamento Físico Militar (TFM), Ordem Unida, instruções sobre Regulamento de Continências (RCONT) e Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do Amazonas (RDPMAM), Assunção do serviço interno, Lei de Organização Básica (LOB) e Administração da PMAM, atividades operacionais, entre outras.

Formação CBMAM

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) também iniciou os cursos de formação com 241 alunos, sendo 51 oficiais 2° tenentes e dos 190 soldados no dia 1º/12. Os 12 remanescentes, sendo 2 oficiais e 10 soldados, para completar as 253 vagas devem ter os nomes publicados nos próximos dias para integrar o curso de formação também ainda este mês.

Para os soldados, o curso terá duração de 40 semanas com total de 1.400 horas. Para os oficiais, a carga horária total será de mais de 2.900 horas. Ambos incluem aulas teóricas e práticas.

Outros chamamentos

Foram chamados 170 concursados para Polícia Civil do Amazonas (PCAM); 108 para Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); 40 para Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM); e 12 do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).

Os 330 aprovados nos concursos da PCAM, do Detran/AM, da SSP/AM e do DPTC foram chamados imediatamente nos respectivos órgãos para assumirem seus postos e devem tomar posse ainda esta semana.

Nesta segunda, 163 aprovados na Polícia Civil tomam posse, sendo 34 delegados, 34 escrivães, 12 peritos (legista, criminal e odontolegista) e 83 investigadores. 

Além disso, SSP/AM e Detran também darão posse essa semana aos aprovados que se apresentarem e entregarem a documentação no prazo. Haverá chamada para vagas remanescentes.

Em relação aos aprovados no concurso do Detran, 50 foram chamados em novembro de 2022. Outros 15 em fevereiro deste ano em substituição a quem não assumiu anteriormente. Os convocados nesta terceira chamada de 108 têm até o próximo dia 14 para entregar a documentação e serem empossados até dia 15.

Wilson Lima lembrou que os aprovados prestaram concurso em 2022, ainda em seu primeiro mandato, 11 anos após último certame realizado pelo Estado para as forças de segurança, e com a formação desses alunos oficiais ajudarão no policiamento e reforço da segurança.

Investimentos em segurança

O governador Wilson Lima destacou que só este ano realizou três entregas para a modernização da segurança pública do Estado. A primeira, em janeiro, foi de 68 novas viaturas e outros 4 mil equipamentos para auxiliar no combate à criminalidade e salvamento. Em maio, os bombeiros receberam viaturas de combate à incêndio, lancha, drones e computadores.

Em meados de setembro, duas lanchas blindadas ao sistema de segurança pública, que passou a contar com sete embarcações para fortalecer as ações de patrulhamento nos rios do estado. Na ocasião, o governador também vistoriou a Base Fluvial Arpão 2 que está sendo preparada para operar no rio Negro.

Deixe um comentário