Você está visualizando atualmente Wilson Lima entrega rua Desembargador Anísio Jobim, via de acesso ao futuro Parque Encontro das Águas

Wilson Lima entrega rua Desembargador Anísio Jobim, via de acesso ao futuro Parque Encontro das Águas

Wilson Lima entrega rua Desembargador Anísio Jobim, via de acesso ao futuro Parque Encontro das Águas

O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (19), totalmente recuperada, a rua Desembargador Anísio Jobim, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus. A via beneficia o tráfego de veículos pesados na área e vai incentivar o turismo, pois dá acesso ao futuro Parque Encontro das Águas, obra em execução pela Prefeitura de Manaus.

Realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), a obra da via é fruto de emenda parlamentar do ex-deputado estadual e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, com investimentos de R$ 4,4 milhões.

Segundo o governador Wilson Lima, a via completamente pavimentada melhora a mobilidade no local, que é uma rota importante e que tem intenso tráfego de caminhões de carga, em média 130 veículos pesados por dia. Além disso, é o primeiro passo concreto para uma mudança de eixo no turismo da capital, que em breve ofertará um novo atrativo turístico.

“Essa via é importante para a atividade econômica e a gente já pavimenta, literalmente, o caminho para uma das mais importantes atrações turísticas da cidade de Manaus, que é o parque que está sendo construído pela prefeitura e é o melhor ponto terrestre de observação do Encontro das Águas, um dos nossos maiores símbolos turísticos”, destacou Wilson Lima.

O autor da emenda parlamentar e prefeito de Manaus em 2005, ano no qual o projeto do parque começou a ser idealizado, disse que a área é uma parte da cidade que a população não conhece, mas que tem visão privilegiada do Encontro das Águas e que, com a rua entregue pelo Estado, cria-se um novo caminho para turismo e o desenvolvimento econômico.

“Essa obra representa muito para a cidade, para o desenvolvimento e para a sua economia. Em primeiro lugar, porque permite um acesso melhor, mais seguro aos inúmeros portos aqui da região. Em segundo lugar, porque ela abre a porta de entrada ao Parque Encontro das Águas, projeto do Niemeyer e o lugar mais bonito de Manaus em termos de beleza natural”, afirmou Serafim Corrêa.

Entre os serviços realizados na via, que tem extensão total de 1,7 quilômetro, estão pavimentação, asfaltamento, drenagem, meio-fio, sarjeta, calçadas e ampliação da própria rua.

“É uma obra importante para a mobilidade urbana de Manaus, para o futuro turístico aqui da cidade também, como o parque vai ser construído nessa área, mas principalmente para a cidade”, disse o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.

Parque Encontro das Águas

O projeto original foi desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e contém um museu e um restaurante de 1,8 mil metros quadrados de área, que depois foi atualizado e ampliado, ganhando o conceito para parque urbano. Atualmente, a obra já está em desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, totalizando área de implantação de mais de 17,5 mil metros quadrados.

A obra, que tem prazo de execução de 12 meses, terá restaurante, pavilhão multiuso, pista de caminhada, mobiliários, amplo paisagismo, entre outros atrativos como quiosques, estacionamentos, acesso a Pessoas com Deficiência (PcDs) e áreas ao ar livre com academia ao ar livre, playground e playpet.

Mais investimentos em Manaus

O Governo do Estado investe na infraestrutura da capital. Somente em convênios com o Município, são mais de R$ 820 milhões, desde 2021, para melhorias na mobilidade urbana, a exemplo do Passe Livre Estudantil e obras como o complexo viário prefeito José Fernandes, entre a avenida Governador José Lindoso (avenida das Torres) e a rua Barão do Rio Branco, Parque das Laranjeiras, zona centro-sul, e recuperação de vias urbanas em Manaus.

Além do Rapidão Rodoanel Metropolitano, que será o maior complexo viário de Manaus quando estiver totalmente concluído, com mais de 37 quilômetros de vias rápidas e modernas interligando as zonas leste, norte e oeste da capital, facilitando o escoamento de produtos e também o turismo na região. A primeira etapa foi entregue em outubro de 2023, na zona oeste. A segunda está em execução na zona leste e a terceira em projeto para realização na zona norte.

Ainda em janeiro, o governador Wilson Lima inaugurou o Trevo do Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus, o maior da cidade, localizado na avenida dos Oitis com a Alameda Cosme Ferreira, na zona leste da capital. O trevo integra a segunda etapa do Rapidão, que é a maior obra de mobilidade urbana integrada do Amazonas.

FOTOS: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom

Deixe um comentário