Wilson Lima recebe sinalização do Ministério da Agricultura e Pecuária que o Amazonas pode se tornar estado livre de febre aftosa sem vacinação
O governador Wilson Lima (UB) em reunião com o ministro Carlos Fávaro do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nessa quinta-feira (29) em Brasília, recebeu a sinalização de que o Amazonas pode se tornar um estado totalmente livre de febre aftosa sem vacinação.
Atualmente, 14 municípios já possuem a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.
Segundo o Wilson Lima, o Governo do Estado vem trabalhando para atender a meta do Brasil de se tornar totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.
“Reunimos, hoje, com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e recebemos a notícia de que o Amazonas está próximo a se tornar um estado livre de febre aftosa sem vacinação. Na ocasião, reforcei nosso compromisso em avançar, de acordo com a legislação vigente, no licenciamento para a exploração de potássio em Autazes, garantindo a produção de 20% do que é consumido no país”, disse Wilson em sua rede social.
No encontro, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que, após análises técnicas, o Amazonas está no caminho certo para suspender integralmente a vacinação da febre aftosa.
O governador foi recebido pelo ministro Carlos Fávaro, pelo secretário-adjunto de Defesa Agropecuária, Allan Alvarenga, e Bruno Cotta, da coordenação-geral de Trânsito, Quarentena e Certificação Animal.
Participaram do encontro os secretários estaduais de Produção Rural, Daniel Borges; e de Relações Federativas e Internacionais, Inês Carolina Simonetti; e o vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA), Munir Lourenço, o deputado federal licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB), Fausto Santos Jr, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual, Roberto Cidade e vereador Diego Afonso.