Você está visualizando atualmente Wilson Lima reinaugura Centro Cirúrgico da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta

Wilson Lima reinaugura Centro Cirúrgico da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta

Wilson Lima reinaugura Centro Cirúrgico da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta

O Governador Wilson Lima reinaugurou, nesta terça-feira (2), o Centro Cirúrgico da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. Com a obra, a instituição passa a realizar cirurgias dermatológicas de alta complexidade, além das pequenas e médias, e implementa o regime de hospital-dia, o que possibilita a internação do paciente por até 12 horas. A revitalização faz parte do programa Saúde Amazonas.

“Esse processo faz parte da reformulação que estamos fazendo na nossa rede de saúde. Essa estrutura permite a realização de procedimentos de cirurgias dermatológicas de alta complexidade, e com um nível de precisão e de recuperação do paciente muito melhor, dando condições melhores de trabalho para os profissionais envolvidos nesses procedimentos”, afirmou o governador.

Transformada em unidade hospitalar em 2021, a Fuham precisou passar por adequações em seu centro cirúrgico, para que sua estrutura permitisse a realização de cirurgias mais complexas, assumindo a missão de ser um centro de referência com assistência ambulatorial e hospitalar em média e alta complexidades.

“A Fundação Alfredo da Mata é uma unidade que tem expertise nessa área e nada melhor do que garantirmos a segurança do paciente em cada cuidado. E com essa entrega para a população, nós vamos ter resultados mais ampliados e resolutivos para o estado do Amazonas”, comentou a secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud.

A unidade, vinculada à SES-AM, conta com uma estrutura de 288,07 metros quadrados, que foi readequada e passa a contar com sala de biópsia, curativo cirúrgico, consultório médico, sala de preparo do paciente, sala administrativa, enfermaria com quatro leitos, sala de material estéril, sala de expurgo e duas salas operatórias.

As obras foram planejadas e executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). “Fizemos o projeto e executamos as obras civis da unidade como a parte elétrica e hidráulica, pintura, piso e toda instalação de salas para poder receber dois centros cirúrgicos de alta complexidade”, explicou o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.

Referência

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta é referência em hanseníase, dermatologia avançada e cirúrgica, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), assim como também promove atividades de prestação de serviços, desenvolvimento científico e tecnológico, ensino e pesquisa em sua área de atuação e é responsável pelo programa de cirurgias dermatológicas no Estado do Amazonas.

“A revitalização desse espaço é fundamental para dar um atendimento de qualidade à sociedade, pois trabalhamos com uma média de 80% da demanda do câncer de pele do estado”, disse o diretor da Fuham, Carlos Alberto Chirano.

A solenidade de reinauguração contou com a presença do deputado estadual Dr. Gomes e do vereador Daniel Vasconcelos.

Deixe um comentário