Você está visualizando atualmente Wilson Lima vistoria obras de construção do Complexo Viário Anel Leste

Wilson Lima vistoria obras de construção do Complexo Viário Anel Leste

Wilson Lima vistoria obras de construção do Complexo Viário Anel Leste

O governador do Amazonas, Wilson Lima, vistoriou nesta segunda-feira (31) o avanço dos trabalhos no Complexo Viário Anel Leste, que está com 55% de execução. Junto ao Complexo Viário Anel Sul, que já está em fase final, Manaus terá interligação direta do Distrito Industrial ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e às rodovias BR-174 (Manaus-Boa Vista) e AM-010 (Manaus-Itacoatiara), tirando veículos pesados de circulação nas principais vias da cidade.

“Essa daqui é a maior intervenção de todos os tempos na cidade de Manaus porque nós estamos entregando algo em torno de 30 quilômetros e para resolver um gargalo, resolver a situação das carretas que trafegam por essas avenidas movimentadas que congestionam e que, vez por outra, com os acidentes que acontecem com esses grandes veículos pessoas são vitimadas. A gente vai diminuir esse risco no trânsito, vai diminuir os congestionamentos, as pessoas vão ter a possibilidade de chegar mais cedo em suas casas porque a velocidade do transporte coletivo vai aumentar significativamente”, destacou Wilson Lima.

Durante a vistoria, o governador esteve acompanhado do deputado estadual Adjuto Afonso e dos vereadores Dr. Daniel e Diego Afonso; além do secretário estadual de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima.

“Essa é uma grande obra. O Anel Leste e o Anel Sul estarão interligados por quase 30 quilômetros para que a gente tenha um corredor de tráfego circundando a zona urbana de Manaus. É uma obra que muito nos orgulha, grandiosa, com terraplanagem, muito trabalho de engenharia e muito bem projetada. As obras de infraestrutura mais impactantes de todos os tempos estão sendo construídas pelo governador Wilson Lima”, destacou o secretário Carlos Henrique.

Anel Leste

O Anel Leste inicia no trevo da avenida Cosme Ferreira com a avenida Norte-Sul, passando pelo Ramal do Brasileirinho em direção à avenida Margarita, até o Museu da Amazônia (Musa). Um corredor viário com extensão total de 18,3 quilômetros está em construção, contemplando duas pistas, com 10,8 metros de largura, sendo três faixas de 3,6 metros cada, passeios laterais com dois metros de calçada e canteiros de até cinco metros.

Ao longo do trecho estão sendo implantadas 22 baias para paradas de ônibus; oito galerias, sendo duas passagens de faunas subterrâneas e duas aéreas; cinco pontes e a implantação de uma ciclovia com 5,6 quilômetros e três metros de largura, com fluxo em mão dupla, margeando a Reserva Florestal Adolpho Ducke.

Nesta etapa, estão em andamento os serviços de terraplanagem e drenagem, além da construção do trevo completo, viaduto com quatro alças internas e quatro externas, que permite a circulação de veículos em todos os sentidos das vias. As alças têm largura de 7,5 metros e as pontes com dimensões de 10,8 metros de largura por 54,6 metros de extensão, localizadas na avenida dos Oitis, sobre o Eixo Norte-Sul.

Anel Sul

O governador Wilson Lima também vistoriou, na última sexta-feira (28/07), a etapa final dos trabalhos no Complexo Viário Anel Sul, que já alcança 96% de execução. A duplicação da estrada do Tarumã, na zona oeste, contempla 8,7 quilômetros da via, dos quais 8,1 quilômetros já estão pavimentados. Resta um trecho de 600 metros, nas proximidades do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), que já recebe a aplicação da primeira capa asfáltica.

O Complexo Viário Anel Sul – antiga avenida do Turismo – vai desafogar o trânsito da avenida Torquato Tapajós. A via vai atender a atual demanda dos veículos da zona norte da cidade, proporcionando um novo caminho com destino ao Centro da capital. O complexo vai reduzir o tempo de viagem e, consequentemente, as despesas dos motoristas com combustíveis.

Serviços de terraplanagem, drenagem e obras de arte foram concluídos no Anel Sul. Das oito paradas e baias (áreas destinadas a embarque e desembarque de passageiros do transporte público), seis já foram finalizadas. Estão em andamento os serviços de paisagismo, iluminação, sinalização e pavimentação com aplicação da segunda capa asfáltica no trecho entre a Cachoeira Alta e o Polo Moveleiro de Manaus.

Deixe um comentário