Você está visualizando atualmente Wilson Lima discute desenvolvimento sustentável com embaixador da Noruega no Brasil

Wilson Lima discute desenvolvimento sustentável com embaixador da Noruega no Brasil

Wilson Lima discute desenvolvimento sustentável com embaixador da Noruega no Brasil

O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu, nesta terça-feira (09/04), o embaixador da Noruega no Brasil, Nils Martin Gunneng. No encontro, na sede do Governo, no bairro Compensa 2, zona oeste da capital, eles discutiram estratégias para promover o desenvolvimento sustentável.

Durante a reunião, o governador destacou as ações do Estado para preservação da floresta, mas deixou clara a necessidade de promover desenvolvimento econômico e social, principalmente no interior. “O nosso desafio aqui é transformar esse cuidado com a floresta em retorno para quem não pode derrubar uma árvore e precisa sobreviver. Temos que gerar emprego e renda ao mesmo tempo em que preservamos a Amazônia e todo e qualquer tipo de parceria é muito bem-vindo”.

O embaixador norueguês demonstrou entusiasmo com a declaração do governador. “Nós também pensamos assim, aliar geração de emprego e renda à preservação da floreta é muito importante”, disse Gunneng, ao parabenizar o Governo do Estado pelas ações desenvolvidas no combate ao desmatamento e pela maneira como o Amazonas tem trabalhado na captação de recursos.

Fundo Amazônia

A Noruega é conhecida internacionalmente por investir em países e em programas de sustentabilidade que priorizem a proteção ambiental e a produção de alimentos para combater a pobreza, por exemplo. Além disso, é também o maior doador do Fundo Amazônia, para o qual destinou cerca de R$ 2,8 bilhões, entre 2009 e 2016, com objetivo de financiar ações de preservação da floresta.

O Amazonas tem elaborado projetos para a captação de recursos junto ao Fundo Amazônia. Em fevereiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinou quase R$ 30 milhões do Fundo Amazônia para cadastrar 55 mil imóveis rurais no estado. O benefício implantará o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em 36 municípios do estado, o que vai aumentar a presença do governo junto aos agricultores familiares.

Para o governador Wilson Lima, a aproximação com a Noruega é um passo importante para futuras parcerias. “A cooperação é uma oportunidade para que a gente possa turbinar as iniciativas e combater as desigualdades sociais. Quanto mais investimentos em economia e no aspecto social, melhor para o meio ambiente”, disse Wilson Lima.

Leia mais sobre Governador Wilson Lima. Clique AQUI!

Deixe um comentário