Você está visualizando atualmente Yara Amazônia Lins apresenta principais ações dos primeiros 100 dias de gestão à frente do TCE-AM

Yara Amazônia Lins apresenta principais ações dos primeiros 100 dias de gestão à frente do TCE-AM

Yara Amazônia Lins apresenta principais ações dos primeiros 100 dias de gestão à frente do TCE-AM

Os primeiros cem dias de gestão da conselheira Yara Amazônia Lins à frente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) são marcados pelo aumento da transparência, estímulo à capacitação dos servidores, incentivo à modernização e ao fortalecimento do controle externo. As principais ações foram celebradas durante a 7ª  Sessão Ordinária do Tribunal Pleno nesta terça-feira (12).

“Este é um poderoso marco simbólico, utilizado como parâmetro para uma gestão dizer a que veio e nesse sentido, é possível dizer que temos motivos de sobra para comemorar, pois, nesses nossos cem dias de gestão muito fizemos, juntos e de mãos dadas, pelo bem deste tribunal e por consequência pelo bem dos cidadãos”, celebrou a conselheira-presidente.

Com a cultura da ética, da integridade e da transparência, e o auxílio da tecnologia para modernizar a atuação da corte de contas, a gestão da presidente Yara tem se refletido em uma série de iniciativas pioneiras, que já estão transformando positivamente a atuação do TCE-AM.

Cidadania e Participação Social

A criação do programa “Blitz” representa um marco na promoção da cidadania e a participação ativa da sociedade no controle dos gastos públicos. O programa é desenvolvido em colaboração com as secretarias de Inteligência (Segin) e de Controle Externo (Secex) do TCE-AM, e visa possibilitar, a partir de denúncias da população, a adoção de medidas eficientes para evitar danos ao patrimônio e interesses públicos.

“A atuação imediata do programa vem mostrando sua relevância com repercussão positiva na sociedade e com alto engajamento de denúncias da população. Ao tempo em que parabenizo toda a equipe envolvida na sua execução, enfatizo que o programa tem se mostrado uma iniciativa dinâmica de aperfeiçoamento da administração pública a ser perseguida de modo incansável por esta gestão”, declarou a presidente Yara Amazônia Lins.

Inovação e Pioneirismo

Desde os primeiros dias de sua gestão, Yara Amazônia Lins tem priorizado a modernização e a eficiência do TCE-AM. Através do uso de tecnologia avançada, foram implementadas novas ferramentas para aumentar a transparência e agilizar os processos de fiscalização. A presidente tem promovido uma abordagem mais educativa do que punitiva, buscando orientar e capacitar os gestores públicos para uma melhor administração dos recursos.
O tribunal modernizou a plataforma de monitoramento da entrega das prestações de contas em todo o estado, que agora é atualizada em tempo real. Essas medidas representam um avanço significativo na gestão do TCE-AM e abrem as portas para um futuro mais acessível para os cidadãos.

Reconhecimento Nacional e Internacional

Em apenas cem dias, o TCE-AM sob a liderança de Yara Amazônia Lins já recebeu reconhecimento nacional e internacional por suas iniciativas inovadoras. Certificações como o selo A3P do Ministério do Meio Ambiente são testemunhos do compromisso do tribunal com a excelência e a sustentabilidade.

Educação Corporativa e Capacitação

Investindo no aperfeiçoamento dos sistemas de fiscalização e no apoio consultivo a outros tribunais de contas, a gestão de Yara tem fortalecido a capacidade técnica e a expertise do TCE-AM. Além disso, iniciativas como o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas sobre combate aos desvios de função na corte de contas demonstram o compromisso da presidente com a ética e a integridade na administração pública.

Reformas

Yara Amazônia Lins promoveu mudanças administrativas como reformas prediais para melhor adequação de espaços e climatização em todo tribunal, melhorias das condições de trabalho; reforma da primeira e segunda câmara, aprimoramento no sistema de tecnologia e mais humanização no atendimento ao público.

Humanização e Empoderamento

Além de suas realizações institucionais, Yara Amazônia Lins tem se destacado por sua abordagem humanizada e inclusiva. A criação da Ouvidoria da Mulher no âmbito do TCE-AM representa um importante passo para garantir a representatividade e a igualdade de gênero dentro da instituição.

“A evolução legislativa trata sobre o combate a todas as formas de desigualdade de gênero e violência contra a mulher. Por isso, faz-se necessária a criação, por Lei, desta Ouvidoria. O objetivo é de fomentar políticas públicas efetivas e com o propósito de defender os direitos fundamentais das mulheres”, afirmou a presidente.

Deixe um comentário