Você está visualizando atualmente Zé Ricardo denuncia no MPE pesquisadores e Samel

Zé Ricardo denuncia no MPE pesquisadores e Samel

Zé Ricardo denuncia no MPE pesquisadores e Samel

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) afirma que o estudo anunciado por um grupo de médicos e pesquisadores no dia 10 de março deste ano, no Hospital Samel, cometeu uma série de irregularidades graves. O estudo com o medicamento Proxalutamida estava sendo realizado em pacientes com Covid-19 no Amazonas sem o consentimento do órgão, podendo ter causado as mortes de pelo menos 200 pessoas. Essa denúncia foi divulgada em reportagens nacional e local.

Diante de grave denúncia, que coloca o Amazonas como laboratório de estudo não autorizado, o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) afirmou no plenário desta quinta-feira (10) que está ingressando com representação no Ministério Público do Estado (MPE), para que faça uma investigação sobre esse experimento.

“Estamos acionando o Ministério Público para investigar essa denúncia. O negacionismo bolsonarista está levando a milhares de mortes no Brasil. Manaus e o Estado viraram cobaia desse estudo? Não podemos nos calar. Se for comprovado que até mortes aconteceram, os culpados têm de ser punidos”, declarou.

Ele destacou ainda que parte dessa equipe de profissionais que atuou nesse estudo é de defensores do tratamento precoce contra a Covid e do uso da Cloroquina em pacientes. Um deles é o infectologista Ricardo Zimerman, do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre, que veio a Manaus junto com uma comitiva do Ministério da Saúde. “Medicamento sem eficácia comprovada para Covid, e que contribuiu para fazer muito mais vítimas nesta pandemia”.

Deixe um comentário