Você está visualizando atualmente A conversa entre Bill Gates e Marina Silva no Fórum Econômico

A conversa entre Bill Gates e Marina Silva no Fórum Econômico

A conversa entre Bill Gates e Marina Silva no Fórum Econômico

O empresário e filantropo Bill Gates, cofundador da Microsoft, conversou com a ministra de Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.

A reunião de meia hora ocorreu a pedido de Gates e o tema principal foi COP30, que será realizada no Brasil em 2025.

A informação foi confirmada no início da tarde desta terça-feira (16) por agências internacionais de notícias.

Marina Silva afirmou que Gates quer visitar o Brasil antes da COP 30 e que se interessou pelos programas brasileiros e biodiversidade.

“Foi uma conversa estratégica para ser desdobrada na prática provavelmente nessa visita”, comentou.

Transição energética

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Brasil lidera a transição energética no mundo.

“Países como o Brasil têm toda a autoridade (no setor), com uma matriz energética de 88% de energia limpa e renovável, e continuando a fazer investimentos neste sentido”, comentou.

A declaração foi dada nesta terça durante painel do Fórum Econômico.

Silveira emendou.

“Eu acredito que o G20 nos dará a oportunidade de, mais uma vez, de fazer uma cobrança terna, mas severa, dos países industrializados e dos países ricos que reiteradamente se comprometem em investir em transição energética, em investir em emissão de baixo carbono, mas esse discurso está muito distante de se tornar uma realidade”, salientou.

O ministro afirmou ainda que o desafio do país é que a transição energética seja justa para a população brasileira e ajude a combater desigualdades sociais no Brasil.

Sem Haddad e Lula

O presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não participarão do Fórum Econômico Mundial, que começou na segunda-feira (15).

Sem os dois principais expoentes da economia, coube à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ser a principal representante do governo brasileiro no fórum.

A comitiva brasileira ainda conta com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário