Adepto das camisas de futebol, Bolsonaro já vestiu uniformes de 81 times diferentes

Adepto das camisas de futebol, Bolsonaro já vestiu uniformes de 81 times diferentes

Adepto das camisas de futebol, Bolsonaro já vestiu uniformes de 81 times diferentes

Raras são as transmissões ao vivo nas redes sociais em que o presidente Jair Bolsonaro não esteja vestindo camisa de times de futebol. Ele já fez aparições públicas com camisetas de 81 clubes e selecionados diferentes, segundo reportagem do UOL. O levantamento foi feito pelo pesquisador Victor de Leonardo Figols, doutorando em História na Universidade Federal do Paraná e editor do site Ludopédio, de produção científica sobre futebol.

Anúncios

Para além do conforto das camisetas, o presidente, como bom político que é, usa os uniformes para se autopromover. Figols lembra que, em 2020, Bolsonaro passou a dar preferência a camisas de times do Nordeste, única região do país onde foi derrotado na eleição de 2018 e onde trabalha para melhorar sua imagem. O pesquisador conta que Bolsonaro também veste o manto dos times com o intuito de amenizar polêmicas em que se envolve, como quando fez brincadeira de cunho homofóbico durante visita ao Maranhão. Na live seguinte, ele apareceu trajado com a camisa do Sampaio Corrêa, um dos times mais populares do estado.

A pesquisa revela que o chefe do Planalto já vestiu as camisas de 16 clubes da Série A e de 35 de outras divisões do futebol brasileiro (B, C e D), além de uniformes de times amadores e de seleções nacionais, como a dos EUA, e claro, do Brasil. Segundo Figols, Bolsonaro usa camisas de times pouco conhecidos e de regiões distantes do país para se aproximar de grupos específicos do eleitorado. Uma estratégia de marketing apropriada para um país apaixonado pelo futebol como é o Brasil.

Deixe um comentário