Você está visualizando atualmente Após causar sobressaltos, Lula promete política econômica sem sobressaltos

Após causar sobressaltos, Lula promete política econômica sem sobressaltos

Após causar sobressaltos, Lula promete política econômica sem sobressaltos

Lula passou duas semanas prejudicando a economia brasileira com declarações irresponsáveis em entrevistas e discursos, contribuindo para uma alta de 24 centavos do dólar em relação ao real no período. O presidente chegou a reclamar do que chamou de “jogo especulativo” e prometeu fazer “algo”. Aparentemente, o que ele tinha a fazer era mudar o discurso.

Nesta quarta-feira (3), durante discurso na apresentação do Plano Safra para agricultura familiar, o petista encaixou, no final, que “a gente vai ter uma política econômica sem causar sobressalto a ninguém”. Horas antes, Lula tinha se reunido com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fora da agenda oficial, para tratar da alta da moeda americana.

O petista seguiu seu discurso diante de trabalhadores rurais no Palácio do Planalto: “A gente vai ter uma política econômica que vai fazer este país crescer, a gente vai continuar fazendo transferência de renda. E a gente, ao mesmo tempo, vai continuar com a responsabilidade que nós sempre tivemos. Aqui, neste governo, a gente aplica o dinheiro que é necessário”.

Responsabilidade fiscal

A mudança de discurso levou Lula até a pronunciar a expressão “responsabilidade fiscal” nesta quarta-feira. “A gente gasta com educação e saúde, naquilo que é necessário. Mas a gente não joga dinheiro fora. Responsabilidade fiscal não é uma palavra, é um compromisso deste governo desde 2003. E a gente manterá ele à risca”, prometeu.

Em entrevista na terça-feira, 2, Lula disse que se preocupava com “essa subida do dólar”, e completou: “É uma especulação, é um jogo de interesses especulativo contra o real nesse país”.

“Eu tenho conversado com as pessoas sobre o que a gente vai fazer. Estou voltando [para Brasília] e quarta-feira terei uma reunião, porque não é normal o que está acontecendo, não é normal”, disse o presidente.

Após a reunião, Lula mudou o discurso. O dólar opera em baixa. Sem sobressaltos.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário