You are currently viewing Após encontro com Musk, governo Bolsonaro flexibiliza exportação de lítio no país

Após encontro com Musk, governo Bolsonaro flexibiliza exportação de lítio no país

Após encontro com Musk, governo Bolsonaro flexibiliza exportação de lítio no país

O governo brasileiro editou um decreto nesta quarta-feira (6) que flexibiliza a exportação de minerais e minérios de Lítio, elemento químico central na produção de baterias para veículos elétricos em todo o mundo.

Anúncios

O decreto publicado no Diário Oficial da União é assinado por Jair Bolsonaro e seu ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida e retira regras que regulavam a exportação do minério. Antes, a Comissão Nacional de Energia Nuclear era envolvida na operação. Agora apenas regras de comércio exterior se aplicam.

A permissão vem pouco mais de um mês após a visita de Elon Musk ao Brasil – o bilionário, dono da maior fortuna do mundo, é o controlador da Tesla, principal fabricante de veículos elétricos no planeta.

Desde o encontro, Bolsonaro cita as conversas que teve com Musk com frequência, se referindo ao fato de que o empresário “raramente sai do seu país para se encontrar com políticos.”

Dados de 2017 do Serviço Geológico do Brasil apontam que o Brasil tem 8% das reservas do minério no mundo – a maior parte no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e no Seridó, no Rio Grande do Norte.

A mudança de postura do governo brasileiro (e de Musk) ocorre no momento em que o Chile, um dos maiores extratores do elemento da natureza, se prepara para votar uma nova Constituição que, se promulgada, pode endurecer as regras para a mineração no país.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário