Você está visualizando atualmente Até vaga no STF entra na conta de futura reforma ministerial de Lula

Até vaga no STF entra na conta de futura reforma ministerial de Lula

Até vaga no STF entra na conta de futura reforma ministerial de Lula

O presidente Lula pretende fazer uma ampla reforma ministerial no início de 2024 e a tendência é que até as suas indicações para o STF e para a Procuradoria-Geral da República sejam levadas em consideração no xadrez da nova composição ministerial.

Para o STF, Lula já deu todos os sinais que deve escolher mesmo o nome do ministro da Justiça, Flávio Dino. A indicação, no entanto, deve ser anunciada apenas no final deste ano ou início de 2024.

A ideia de Lula, conforme apurou O Antagonista, é vincular essa indicação com as mudanças na Esplanada dos Ministérios. Sem Dino na Justiça, a tendência é que a pasta seja dividida em duas: Justiça e Segurança Pública. O suficiente para, de um lado, contemplar uma ala do PT; e, do outro, abrir espaço para partidos alinhados ao Palácio do Planalto, como o PP.

A indicação para o próximo PGR também deve levar em consideração esse xadrez ministerial. Hoje, o cargo é exercido interinamente pela subprocuradora Elizeta Ramos. Lula já indicou a auxiliares que deve ouvir integrantes do MDB do Senado antes de escolher o próximo PGR. Na visão de alguns petistas, isso seria uma sinalização em prol do MDB nessa nova reforma.

Outras mudanças esperadas pelo Centrão, como as indicações para as 12 vice-presidências da Caixa e para as superintendências da Funasa, também devem ficar para 2024. Lula busca uma melhor acomodação de partidos como o PSD e o União Brasil.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário