Você está visualizando atualmente Barroso nega passe livre nas eleições, mas obriga transportes em níveis normais no domingo

Barroso nega passe livre nas eleições, mas obriga transportes em níveis normais no domingo

Barroso nega passe livre nas eleições, mas obriga transportes em níveis normais no domingo

O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que os serviços de transporte municipais permaneçam operando “em níveis normais” no domingo (2), data do primeiro turno das eleições. A ordem veio em uma decisão onde ele negou pedido para isentar de cobrança todas as viagens de quem se dirigir às seções de votação.

A negativa veio em um pedido feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que queria a gratuidade do serviço durante todo o dia. O ministro lembrou que a legislação fala em transporte gratuito apenas aos moradores de áreas rurais. Os municípios calculam em R$ 165 milhões ao dia o custo.

“Sendo assim, os custos decorrentes da extensão dessa política à generalidade dos cidadãos não foram considerados pelos municípios, ou mesmo pela Justiça eleitoral, na elaboração de seus orçamentos anuais”, escreveu o ministro.

O ministro negou, no entanto, que municípios que têm a política do passe livre já instituído deixem de fazê-la- caso de Porto Alegre, que ameaçou deixar de executar o serviço este ano, e do Rio de Janeiro, que deve implementá-lo neste domingo.

“Recomendo a todos os municípios que tiverem condições de fazê-lo que ofereçam o transporte público urbano coletivo de passageiros gratuitamente aos seus eleitores, por ato próprio e de forma imediata”, concluiu Barroso.

Em Manaus, a prefeitura já adiantou que domingo o transporte coletivo será Gratuito para as pessoas que forem votar.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário