Você está visualizando atualmente Bolsonaro dá aval, e AGU prepara habeas corpus para Pazuello

Bolsonaro dá aval, e AGU prepara habeas corpus para Pazuello

Bolsonaro dá aval, e AGU prepara habeas corpus para Pazuello

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu aval, e a Advocacia-Geral da União (AGU) já prepara um habeas corpus para blindar o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na CPI da Pandemia. A ideia é que ele compareça à comissão, mas que responda apenas às perguntas que quiser.

O texto está sendo redigido e deverá ser submetido ao advogado-geral da União, André Mendonça, nesta quarta-feira (12) para uma análise e decisão final. A expectativa é de que ele seja protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) até sexta-feira (14).

Mendonça se reuniu com o presidente, que avalizou a operação, mas o orientou a verificar se Pazuello concordava.  Até a semana passada o general resistia à ideia, mas ele também avalizou o recurso.

A avaliação do Planalto é a de que, ao proteger Pazuello na CPI, Bolsonaro se protege. A AGU vinha resistindo ao recurso, mas, diante da evolução da CPI, a leitura é a de que a ida do ex-ministro será inócua tendo em vista que, para governistas, a CPI já condenou o governo e, principalmente, a gestão Pazuello.

O ex-ministro foi chamado à CPI como testemunha, o que lhe obriga a falar. Mas há jurisprudência no STF que considera a possibilidade de que a convocação como testemunha seja um subterfúgio para obrigar pessoas investigadas a depor. Essa deverá ser a principal tese a ser apresentada. O recurso deverá cair com o ministro Ricardo Lewandowski.

Procurados, o Palácio do Planalto e a AGU não se manifestaram.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário