You are currently viewing Bolsonaro se encontrará hoje com Moraes e Fachin

Bolsonaro se encontrará hoje com Moraes e Fachin

Bolsonaro se encontrará hoje com Moraes e Fachin

Jair Bolsonaro (PL) vai se reunir, nesta segunda-feira (7), às 11h30, com os ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros também devem ir ao encontro dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Anúncios

O encontro marca a entrega a Bolsonaro do convite para a cerimônia de posse do TSE, que ocorrerá no dia 28, quando Fachin e Moraes assumirão a presidência e a vice-presidência do tribunal, respectivamente.

Fachin deverá ficar no cargo até agosto, quando se encerrará a sua passagem de dois anos como ministro do TSE. O ministro Alexandre de Moraes assumirá, então, o cargo e deverá estar no comando da Justiça Eleitoral durante as eleições de 2022, permanecendo na função até junho de 2024.

Em julho do ano passado, Fachin rebateu, sem citar nomes, todas as acusações feitas por Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral eletrônico e o Tribunal Superior Eleitoral. O ministro do STF disse, na ocasião, que a “retórica da fraude” vem de políticos “que almejam sequestrar o poder”.

A relação de Bolsonaro com Moraes é ainda mais difícil. O ministro é relator de processos que podem atingir o presidente e seus apoiadores. O último desgaste entre eles foi quando Bolsonaro faltou ao depoimento na Polícia Federal e recorreu da decisão do ministro Alexandre de Moraes no inquérito que apura vazamento de investigação do TSE sobre ataque hacker às urnas.

Menos de uma hora depois, Moraes recusou o recurso sob o argumento de que já havia passado o momento de apresentação desse tipo de pedido.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário